A maioria de nós já usou alguma forma de Render Passes em pós-produção. E por que não? Isso torna os ajustes de renderizações muito mais simples em composições, e também facilita quaisquer alterações futuras.
Alguns chamam de Render Passes, outros de AOV ou qualquer outro nome. A extensão de render passes varia de projeto para projeto, e alguns são mais comuns do que outros. A utilização de shadow passes, ambient occlusion passes e ID’s de materiais pode ser comum, mas coisas como passes para environmental reflections talvez não tenham tamanha fama.
Três passes para a todos governar
É bom saber, contudo, que se pode alterar environmental reflections de qualquer render em pós-produção. Isso é atingido usando três passes simples, como mostra Chital Gazdar, um artista 3D indiano.
Gazdar ensina o processo de criar um reflection ID pass, em seguida outro reflection intensity pass e por último um reflection UV pass, usando-os em conjunto para compor da melhor maneira possível. Com esses três passes você será capaz de mudar reflexos de seus renders em um nível de controle absurdo. É realmente incrível, para dizer o mínimo.
Gazdar usa o Autodesk Maya juntamente com Nuke, mas a técnica pode ser aplicada a qualquer software do gênero.
Fonte: Lesterbanks
[sgmb id=”1″]