É Premiere Pro pra cá, Resolve pra lá, After Effects acolá, mas e o Final Cut X, por onde anda? Bom, a Apple fez o favor de reescrever o Final Cut Pro do zero, e isso desagradou muita gente. Agora, contudo, isso é passado e o Final Cut X é uma ferramenta bacana, com uma comunidade grande ao seu redor.

De todo modo, se você é um editor e costuma usar o FCX, já deve ter esbarrado em algumas de suas limitações. Uma delas – e bem comentada por aí -, é o fato de ele não permitir balancear brancos (o famoso White balance) com um clique de botão. Isso é um negócio simples, mas por alguma razão, o FCX não o possui de maneira intuitiva. Vale lembrar que o Apple Color – aclamado software voltado para correção de cor – foi descontinuado para se fundir ao FCX, então isso é esquisito.

Sem usar um plug-in, a solução para balanceamento de branco no Final Cut Pro X requer muitas etapas. Elas são simples, mas poderiam ser evitadas.


Automatic Color Balance

A primeira opção é usar o Automatic Color Balance. Isso pode ser feito quando importamos ou adicionamos algum clipe a timeline. Infelizmente, nem sempre funciona. Mas é o modo mais rápido de se balancear brancos no FCX – quando funciona. Novamente, se não rolar, você terá de balancear manualmente.

A ferramenta Automatic Color Balance possui o recurso de mostrar as áreas mais escuras e claras do canal de luminância, e depois permite ajustar as sombras e highlights para neutralizar projeções de cores. A questão é que equilibrar uma imagem não é necessariamente balancear os brancos.

Ao importar clipes, basta acessar o pop-up Media Import e se certificar de que o Analyze for balance color está selecionado.

White Balance Footage in Final Cut Pro X: Analyze For Color Balance

via The Beat

Alternativamente, você pode selecionar um clipe na sua timeline, ir ao menu Modify – no topo -, e selecionar Balance Color.

White Balance Footage in Final Cut Pro X: Auto Balance Color

via The Beat

Mas como comentei antes, isso nem sempre funciona para balanceamento de branco. Note nas gifs acima –  e imagem abaixo -, que o vestido de noiva definitivamente não ficou branco após usar o Automatic Color Balance. Então, precisaríamos corrigir manualmente.


Manual Color Balance

Para balancear manualmente suas imagens no FCX, você terá de usar algumas técnicas simples de edição como cropping. Eis o processo:

Encontre na imagem uma pequena área que deveria ser branco. Use a Crop Tool para cortar a imagem para a área que deseja.

White Balance Footage in Final Cut Pro X: Crop Manual White Balance

Agora abra o Waveforms (Cmmd + 7), clique em settings e selecione RGB Parade.

White Balance Footage in Final Cut Pro X: RBG Parade

O RGB Parade mostra quais cores são mais fortes. Nesse exemplo, note que há muito vermelho e verde. Como a pequena área que cortamos deveria ser branco, toda força das três cores – vermelho, verde e amarelo -, tem de estar equivalentes e alinhadas. Para isso, você terá de ajustar os pontos com o Color Board.

Abra o Color Band (Cmmd + 6) e selecione a aba Color. Ajuste como necessário começando por Global.

White Balance Footage in Final Cut Pro X

Como esse clipe possui muito vermelho, nós podemos adicionar mais ciano – complementar do vermelho -, ou remover um pouco de vermelho. Para simplificar, vamos remover.

Mova o controlador do Global na horizontal em direção ao vermelho, e remova-o. Agora mantenha os olhos no RGB Parade. Veja o ponto onde as três cores se alinham.

Remova o crop e ajuste a cor e exposição.

White Balance Footage in Final Cut Pro X: Remove Crop

Uma vez que o crop seja removido, você conseguirá ver o efeito geral do balanceamento de branco na sua imagem. Agora volte à aba Color e refine os Highlights, Midtones e Shadows.

Abaixo veja o resultado desse balanceamento manual. O resultado está bom, mas pode melhorar ainda mais se der uma refinada nos verdes e azuis.

White Balance Footage in Final Cut Pro X: Complete

Resultado do processo manual – via The Beat


Fonte: The Beat

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