Salve salve blenderianos, no artigo anterior começamos a mostrar as novidades do Blender 3.4, e nesta segunda parte vamos falar sobre as melhorias da edição UV, Nodes e Grease Pencil. O Templo do Blender glorifica de pé !
Edição UV
UV Relax
O novo método de brush relax baseado em geometria ajuda a melhorar a qualidade do mapeamento UV fazendo com que os UVs sigam mais de perto a geometria 3D.
Por se tratar de um brush, o usuário pode conduzir o processo de “relaxamento”.
Grid
Também temos várias melhorias no grid do Editor UV que incluem:
Grades não uniformes.
Espaçamento de pixels.
Desenhar grade no topo da imagem.
Alinhar Rotação
Gire os UVs para seguir a orientação da geometria na janela de visualização 3D, alinhe-os a uma aresta selecionada ou defina automaticamente a melhor orientação.
Ilhas aleatórias
Defina rapidamente um valor aleatório para a escala, rotação ou deslocamento das ilhas UV selecionadas.
E ainda temos como novidades e melhorias o suporte ao Live Unwrap para a ferramenta Grab, suporte para vértices fixados em ferramentas de escultura UV, corrigir arestas de limite para o método Laplaciano da ferramenta Relax, restringir aos limites para ferramentas de escultura UV, suporte de seleção UV em muitas operações, correção de ilhas órfãs em ferramentas de escultura UV, muitas operações de UV Packing agora funcionam com geometria não manifold e várias correções.
Geometry Node
Agora temos Viewport overlay para o Geometry Node,onde podemos ter um preview dos atributos sem afetar o resultado final.
Amostra de superfície UV
Um novo nó para obter valores de atributo com base nas coordenadas UV, um conceito simples que abre oportunidades infinitas.
Temos também novos nodes de mesh, curves e vários outros nodes, além das diversas melhorias nos nodes já existentes.
Para maiores informações a dica é sempre fazer aquela consulta no manual do Blender.
Grease Pencil
A ferramenta Preenchimento foi bastante aprimorada com novas opções, atalhos e a introdução de um novo algoritmo para fechar lacunas.
O novo método usa o Raio da circunferência para determinar a proximidade dos traços para preenchimento. Este novo método é muito eficaz quando a extensão feita pelo método anterior (agora renomeado como Extend ) dos traços nunca se cruzam.
E também temos as seguintes novidades:
Importação de vários arquivos SVG de uma só vez
Novo parâmetro Offset no operador de reprojeto para o modo de superfície
Operador de Set Start Point
Novo modo “Chain” no modificador Time Offset
LineArt: Interseção forçada
Novo modificador “Outline” para gerar traçado de perímetro a partir da visualização da câmera.
Temos também inúmeras melhorias nas ferramentas de animação, pipeline, interface, Eevee e etc. Realmente foram muitas melhorias, então volto a recomendar a leitura do manual do Blender, que com toda certeza deveria ser o livro de cabeceira dos blenderianos de plantão.
E para finalizar vou deixar aqui o link para o novo curta produzido pelo Blender Studio, Charge, feito totalmente em Eevee.