As novidades do Blender 3.6 LTS não param! Primeiramente, daremos continuidade ao artigo anterior e vamos ver o que o nosso amado Blender vem trazendo para a nossa alegria.
Antes de tudo, a cada atualização fica nítida a posição que o Blender vem alcançando dentro do mercado. O patinho feio finalmente virou um cisne rs. Vamos então conferir o restante das novidades.
Edição UV
O empacotamento UV islands foi bastante aprimorado graças a um novo mecanismo de empacotamento UV.
O desempenho em malhas grandes foi melhorado de forma absurda assim como a melhoria ao suporte para materiais não quadrados. A eficiência do layout também foi aumentada. Vamos aos destaques.
Shapeshift
Escolha a forma final da embalagem UV entre Exact Shape (Côncavo) , Convex Hull ou Bounding Box, desse modo, fornecendo layouts que usam o espaço disponível dependendo da geometria.
Merge Overlapped
A nova opção Merge Overlapped faz com que as ilhas sobrepostas fiquem juntas durante a compactação UV.
Bounding Experience
Pack To > Original Bounding Box permite que as ilhas sejam compactadas de volta na caixa delimitadora original da seleção.
Temos também suporte para costuras manuais em projeção de esfera/cilindro UV e nova opção de seleção similar, windinge object.
Quem quiser se aprofundar mais sobre as novidades do editor UV, segue o link do manual do Blender 3.6 LTS.
Biblioteca de assets
O Blender Studio e a comunidade Blender reúnem um pacote de ativos com uma coleção de malhas de base humana prontas para uso em escultura, animação, texturização, etc.
O cubo padrão é ótimo, mas pode ser desafiador se seu objetivo for esculpir um personagem. Contudo, não se preocupe mais, o pacote Human Base Meshes está aqui para você.
Apresentando:
- Níveis multi-resolução para ativos realistas
- Topologia quádrupla para escultura multi-resolução
- Mapas UV (incluindo UDIMs)
- Bordas vincadas e modificadores Subdiv para recursos planares
- Volumes fechados para remeshing de voxels
- conjuntos de rosto
É só escolher e arrastar!
Se quiser já pode ir baixando o pacote.
Novidades na animação com o Blender 3.6 LTS
Parent Space, essa nova transformação de espaço permite que você mova objetos filhos usando as coordenadas de seus pais.
Além disso, temos também estas melhorias
- Alt+S para operadores de suavização
- Alt+D para operadores de combinação
- O solucionador iTaSC IK suporta a manutenção de ossos de raiz
- Melhorias no editor de gráficos
- Corrigida a rolagem ao clicar na caixa de pesquisa no NLA/Graph Editor
- Ctrl+LMB para estender as seleções de canal
- Melhorias no editor NLA
- Editor de gráfico: canais de quadro
- Exibir a duração da cena na barra de status
- Weight Paint: Seleção extendida da máscara de pintura
- Copiar melhorias no complemento Global Transform
- As configurações do Editor de gráfico foram movidas para Preferências
- Head/Tail criação de bones de relação óssea
- Drivers: Introdução das Propriedades de Contexto
- Key menu cleaned up
- Operador Gaussian Smooth
- Graph Editor keyframing aprimorado
- Melhorias no Dope Sheet
Segue o link com maiores informações sobre as novidades de rigging e animação.
E mais novidades
Modelagem
- Nova sobreposição de Retopologia
E/S
- FBX: importação/exportação mais rápida
- FBX: Exporte primeiro a camada de cor ativa
- Novo complemento: importação/exportação 3DS
- Novo importador/exportador PLY baseado em C++
Interface de usuário
- Suporte para subtipos em propriedades personalizadas flutuantes
- Dicas de ferramentas rápidas para as guias do Editor de propriedades
- Cancelar arrastar e soltar com Esc/RMB
- Destaque os elementos da lista ao passar o mouse
- Amplie as caixas de pesquisa quando necessário
- Maior comprimento do menu Abrir recente
- Novos emojis na fonte alternativa
- Posição fixa do seletor de cores
- Suporte Alt-clique para editar várias propriedades de string
- Melhor posicionamento do texto na Medida/Régua
- Favoritos rápidos: Suporte a enumerações do operador
- Muitas confirmações do operador podem agora ser desativadas
- Definir tamanho proporcional no popover de edição proporcional
Desempenho
- Vinculação e desvinculação de objetos mais rápidas
- 25% menos uso de memória em grandes geometrias
- Melhor desempenho ao sair do modo de edição
- Conversão de malha 75% mais rápida com vários mapas UV
- Melhoria de até 80% no uso de memória do cálculo normal de “divisão” do canto da face
- Extraindo dados do mapa UV até 3x mais rápido
- Melhor desempenho da Subdivision Surface em grandes malhas sem vértices soltos
- Melhoria de desempenho de até 44% em malhas com dados normais de divisão personalizados
Grease Pencil
- Novas ferramentas de Weight Paint
Editor de nodes
- Subtipos personalizados para soquetes de grupo
- Suporte para visualização suave
- Adicionado atalho para o Manual Online no menu de contexto do nó
- A pesquisa de arrastar link pode copiar valores de tipos básicos de soquete
- Mova os valores padrão do bloco de dados com a pesquisa de arrastar e vincular
USD
- Exportação de curvas/cabelos
- Suporte de importação de máscara de caminho para vários caminhos primitivos
- Nova opção de exportação “Prim Path”
- Definir emissiveColor USD Preview Surface entrada de material ao exportar
- Author opacityThreshold USD Preview Atributo de material de superfície ao exportar
- Alfa de textura fixa na exportação
- Nós de shader duplicados fixos
Esculpir
- Ajustar o painel da última operação em filtros de malha/cor
- Adicionada orientação de corte ao Box Trim
- Transformar, aparar, projetar, carenagem, operações de filtro em menus de cabeçalho
É muita novidade, e o Templo do Blender glorifica de pé! Para saber mais recomendo dar aquela passada no site do Blender.