Um dos assuntos mais discutidos no mundo dos freelancers é quanto cobrar por certo job. Não é uma matemática simples, e mesmo aqui no Layer Lemonade já passamos por esse assunto algumas vezes. Em nosso terceiro episódio do Anchor Point, Diego Coutinho e Bruna Imai deram algumas dicas preciosas pra quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto.
Agora, contudo, eis uma ferramenta que pode salvar na hora de fechar o mês como freela: a CalculadoraFreela. Trata-se de uma ferramenta online construída unicamente para calcular os custos e ganhos mensais de um artista freelancer. E funciona mesmo.
O quanto quero ganhar rege o quanto preciso cobrar
A CalculadoraFreela faz os cálculos baseados no princípio mais básico de todos: o quanto se quer ganhar mensalmente. Assim, esse é o primeiro campo a ser preenchido e em seguida temos os custos mensais relativos à sua existência (aluguel, software, novo Pc a cada 2 anos, seguro, telefone, contador, etc).
A parte dois do processo envolve as horas trabalhadas, partindo do fato que existem 2080 horas anuais para se trabalhar. Ali, pode-se preencher campos com licenças médicas, férias, feriados e coisas assim. Depois disso, tem-se o salário mensal ajustado aos seus custos.
É sempre bom lembrar que, para ter um resultado preciso quanto ao que se pode cobrar, é necessário saber seu custo mensal sem erros. De todo modo, é mais uma ferramenta pra ajudar os freelancer a não vender lebre por gato.
Imagem do topo by Joan George | Dica enviada por Tiago Censoni via Facebook