Neste tutorial, de Charles Yeager, via premium beat, é explorado maneiras de melhorar uma gravação em 360 ° com uma câmera comum.
Uma coisa é verdade: as câmeras de 360 ° estão no mercado faz alguns anos, há muitas opções disponíveis para o consumidor. (Alguns modelos populares incluem o GoPro Fusion, o Samsung Gear 360, o Ricoh Theta V e o Kodak Orbit 360.) A maioria das câmeras de 360 ° são acessíveis ao público em geral, enquanto os modelos profissionais o céu é o limite, dependendo do que se quer.
A qualidade dos modelos de comuns é razoável ou até mesmo boa, a maioria irá, pelo menos, produzir vídeos em 4K de 360 °. Óbvio que uma câmera profissional de 360 ° sempre lhe trará melhores resultados. No entanto, câmeras de nível profissional podem ser um incômodo nas filmagens, exigindo maquinário e capacidade técnica. Por isso, Charles Yeager optou por usar câmeras em 360 ° comuns neste tutorial, com a finalidade de compartilhar algumas dicas que podem ajudar a melhorar visualmente a qualidade de suas imagens em 360 °.
Bit rate
A maioria das câmeras de 360 ° comuns filmam em 4K, em torno de 50 a 60 mbps. Isso é relativamente baixo para imagens em 4K. Não há muito o que fazer para alterar a taxa de bits na câmera, mas aqui estão duas dicas que eu recomendo: filme enquanto está parado manualmente.
A filmagem em um tripé ou monopé, ajudará a preservar os detalhes do entorno durante a gravação. Movimentos mais rápidos e mudanças rápidas de takes aumentam a chance de maior compressão. Além disso, ao editar as imagens 360 em um programa como o Autopano Video Pro ou o After Effects, você pode controlar a taxa de bits de exportação final. Isso ajuda a garantir que você não perca detalhes.
Fotos em 360°
Muitas vezes, a qualidade de foto em 360 ° em câmeras comuns será muito superior à qualidade do vídeo. Por exemplo, o Samsung Gear 360 grava vídeos em 4K, mas na verdade tira 8 fotos em 360 °. Você pode usar essas fotos para criar um vídeo em 360 °. Essa pode ser uma ótima opção para alguns tipos de vídeos e vídeos em 360 °, em que o movimento não é um fator importante. (Vale a pena o trade-off para o salto nos detalhes da imagem.)
VR Sharpen e VR Color Gradients
A Adobe integrou vários efeitos VR para vídeo de 360 ° no Premiere Pro e no After Effects. Dois que eu recomendo são os efeitos VR Sharpen e VR Color Gradients. Você pode usar o VR Sharpen para adicionar um pouco mais de “mordida” ao vídeo em 360 °, se não houver detalhes da imagem. Eu recomendo um valor entre 8-16.
Use o efeito Gradiente de cor VR como géis de lentes coloridas ou filtros para a sua imagem de 360 °. Você pode personalizar facilmente as cores, os modos de mesclagem e os níveis de opacidade. Este efeito é ótimo para adicionar um toque de cor a imagens planas.