A Cub Studio, conhecida por suas animações de infográficos /guias esportivos, deu uma palestra no Dribbble Meetups ainda no ano de 2014, sobre um tema sempre atual: Gifs.
Durante o evento, a galera do estúdio deu cinco dicas bem valiosas para serem levadas em consideração na hora de usar o Dribbble.
A partir de agora, o texto abaixo é uma tradução livre do post original, publicado no blog da Cub Studio, em 07.11.14.
TOP 5 DICAS DE GIFS PARA DRIBBBLE
Friday Funday
Quem realmente trabalha numa sexta-feira à tarde? Muitos de vocês podem ter notado que em uma terça-feira, o número de feedback chega a ser bem mais reduzido do que em uma sexta-feira à tarde. Isso não é uma coincidência, pois mais pessoas estão livres nesse horários e então aproveitam para procurar novas inspirações. Para uma exposição mais efetiva, sexta-feira é o melhor dia para deixar o seu melhor trabalho no ar. Isso também pode dar a você oportunidade de escolher parte do seu trabalho que foi recentemente lançado durante a semana.
Looping GIFs
O que é melhor que uma animação? Exato, uma animação em loop. Se você possui alguma transição legal de um ícone qualquer, ou uma animação suave de algum personagem, experimente gastar uns 10 minutinhos a mais elaborando um loop perfeito para eles. Dica Pro: O Dribbble usa o primeiro frame do GIF como a imagem de perfil (thumbnail). Se você começa a animação com uma tela em branco, por exemplo, isso é o que será visto na sua miniatura do dribbble. Então, evite essas coisas e comece sua animação pelo melhor frame.
Não use o Dribbble apenas para se mostrar
Ao mesmo tempo que nós gostamos de mostrar nosso melhor trabalho, também usamos o Dribbble para testar as animações de projetos futuros – recolher feedbacks e saber quais dos shots as pessoas mais gostam é sempre importante. Use a comunidade Dribbble como uma ferramenta, como se usa para lustrar o ego e colocá-lo em um alto patamar.
GIFs sobre processo
Você não precisa ser um animador para mostrar seu trabalho em movimento. Dribbble é mais sobre o processo de criação de um trabalho do que seu resultado final. O Photoshop mesmo permite criar fades e cortes para mostrar um progresso de esboços iniciais até a aplicação final.
Construa uma comunidade
Se você curte alguma ilustração-não-animada de outro(a) profissional, por que não tentar criar um GIF em cima disso? Nós amamos o trabalho do Bill S Kenny, por exemplo, e quando vimos esta peça abaixo, sentimos o desejo de que poderíamos acrescentar algo à ela. Embora seja mais fácil pedir perdão do que pedir permissão, tivemos a sorte do Bill ser bem humorado e não se importar de termos feito isso. Mas, ei, é sempre bom pedir permissão antes, hein?!
Legal demais, né? O Dribbble é uma ótima ferramenta de divulgação e se bem usada pode trazer ótimos resultados.
Ainda na onda das dicas, deixo mais uma aqui para você que gostaria de deixar a descrição do seu shot como hyperlink –uma palavra clicável. Use os comandos de HTML: <a href=”url do link”> palavra </a> e substitua pelo link e palavra desejada. Aproveita o embalo e me segue por lá: @beethowensouza
Fonte: Cub Studio Blog