Daniel Savage é um designer/ilustrador de Los Angeles que está ultrapassando os limites da arte. Ele criou uma máquina de desenho digital, que usa canetas hidrográficasmmarcadores coloridos e grossos que criam imagens em movimento.
De musico a animador
Primeiramente começando seus estudos em performance de percussão antes de mudar para um programa de design gráfico na faculdade, Daniel Savage nem sempre esteve no mundo das artes visuais. Desse modo, o músico que virou designer/ilustrador levou “muito naturalmente” a animação quando começou a explorar o movimento em seu trabalho. “Tudo é sobre ritmo”, segundo ele.
Além disso, mais recentemente aclamado por suas impressionantes criações de máquinas de desenho, Daniel criou um sistema científico.
Este sistema faz com que seu robô plotter de caneta cria desenhos de marcadores multicamadas. Estes desenhos formam os quadros para suas animações abstratas de cores brilhantes.
A criatura e o criador
Quando perguntado sobre como ele começou a trabalhar com uma engenhoca de desenho tão única, o animador disse : “Eu sempre quis encontrar uma maneira de combinar formas geométricas limpas com animação desenhada à mão.
O plotter de caneta é a maneira mais eficiente de executar isso.” Preparar seus desenhos para plotagem é “muito semelhante a como você pode configurar uma impressão de tela”, ele nos conta. Ao separar suas cores em camadas individuais, ele entrega seu trabalho ao seu prático assistente de desenho para traduzir em layouts de grade distintos de manchas e linhas perfeitamente preenchidas. Adicionando uma estrutura satisfatória às suas manchas de cores em movimento. Uma vez desenhado, Daniel digitaliza esses quadrados coloridos em alta resolução para que ele possa cortar bem perto dos quadros. Obtendo uma textura granulada distinta para suas obras animadas, algo que ele acha que “adiciona uma riqueza que você realmente não consegue obter digitalmente”.
Abstrações, arte e tecnologia
Trabalhar com o plotter força Daniel a “reduzir o trabalho ao mínimo”, ele nos conta. Suas camadas de cores aparentemente perfeitamente selecionadas e oníricas são apenas “limitadas por quaisquer marcadores que eu use. Isso é ótimo porque não consigo pensar demais”, ele diz. É na sobreposição de um ou dois marcadores que o animador expõe os muitos matizes e variações de suas combinações de cores em seus quadros animados. A cor não é a única variável do processo, pois Daniel diz que há muita experimentação a ser feita na tradução de seus desenhos originais (às vezes rabiscos de caderno, às vezes experimentos digitais) em dados vetoriais que determinam o “ritmo visual” do plotter de caneta.
De longe, os pontos de cor do animador parecem se misturar cada vez mais, sua escolha de pequenos marcadores grossos com linhas sangrentas apenas aumentando a abstração de seus desenhos. Com seus trabalhos traduzindo digitalmente pores do sol, rios e paisagens em movimento, Daniel nos diz: “há algo interessante em deixar a natureza inspirar um desenho de robô”.