Os rigs faciais permitem que você dê aos seus personagens uma aparência profissional de 2.5D com uma configuração mínima. Para isso, existem ferramentas e técnicas fáceis de usar que ajudam o motion designer a alcançar uma sensação mais profissional em projetos mais simples.
O que é 2.5D em animação de personagens?

2.5D é uma maneira elegante de dizer que ilustrações 2D parecem estar se movendo no espaço 3D. Você pode alcançar isso por meio de vários métodos, incluindo:
- Usar sombreamentos animados no personagem e/ou criar uma sombra em movimento.
- Desenho de perspectiva.
- Transformação de formas.
- Sobreposição e inclinação de ilustrações planas no espaço tridimensional (profundidade).
Os rigs de personagens 2D podem parecer muito “chapados”, então uma boa maneira de dar vida a um personagem é criar a ilusão de perspectiva e parallax com um rig de cabeça. Usando técnicas 2.5D, você pode simular movimentos de cabeça complexos, o que ajuda a tornar seus rigs de personagens 2D mais interessantes.
Por que eu deveria usar rigs faciais?

Primeiramente, existem várias razões pelas quais você deve preferir usar uma rig facial em vez de animar o rosto manualmente. A animação de personagem tradicional (frame a frame ou cel animation), é demorada e difícil de ajustar ou alterar quando finalizada. Além disso, o animador precisa ser muito habilidoso no desenho.
Os rigs criam marionetes móveis a partir da arte do personagem, permitindo que o animador se concentre na atuação do personagem. Além disso, os rigs também mantêm o modelo do seu personagem, o que significa que ele terá uma aparência consistente em todo o projeto. Suas faixas de movimento podem ser limitadas e controladas por expressões. Além disso, personagens com rigs podem ser reutilizados, o que é extremamente importante em projetos colaborativos.
3. DUIK – gratuito e com possibilidades infinitas
Existem várias opções de apps para rigar um personagem, mas o mais famoso é o Duik.
A função “Connector” oferece o maior número de opções e possibilidades entre várias ferramentas de rig. Contudo, o Duik é um pouco mais complexo de usar, já que as possibilidades são infinitas. O “Connector” do Duik também facilita muito a criação de outros tipos de rigs faciais, como piscadas de olhos, seletores de boca, controles de sobrancelhas, etc. Portanto, além de criar rigs para movimentos de cabeça e inclinação, você pode criar um rig para o rosto e o corpo inteiros com o “Connector”.
Nesse tutorial aqui você aprende passo a passo como animar uma cabeça usando o Duik. Além disso, o Layer disponibilizou uma série de tutoriais para você aprender a animar o seu personagem por completo no After Effects.
Caso você esteja cansado do After e queira mergulhar em novos oceanos, saca só como o Fable está entrando no mercado de motion com os dois pés na porta.
Boa semana!
Fonte: School of Motion