Diário do Projeto Autoral – O início

Todo mundo que quer trabalhar com motion acaba se deparando com a dificuldade de fazer um projeto autoral. Você estuda, muitas vezes começa um curso, faz vários exercícios e fica super empolgado, mas quando chega a hora de colocar tudo isso num projeto a mente dá aquela travada. Consequência: um coração cheio de vontades e um portfólio vazio. 

Falando assim até parece que sou um expert em projetos autorais, mas não poderia estar mais longe da realidade. Assim como a maioria de vocês, eu comecei estudando e fazendo cursos. Dei sorte e acabei encontrando trabalhos fazendo styleframes para animação e desde então é o que tenho feito, junto com comissions na área de ilustração. O grande problema é: não trabalho com projetos que me estimulam e não é isso que quero continuar fazendo dentro do mundo da animação. Minha vontade é produzir concept art e animações para jogos, mas dificilmente vou conseguir isso sem um portfólio específico. Caí no velho buraco de querer trabalhar com algo diferente, mas não ter nem tempo ou motivação pra fazer isso. Será que isso é verdade ou só uma crença limitante? 

Com isso em mente, resolvi juntar minhas forças e, não só finalmente começar a rechear meu portfólio com projetos autorais, mas documentar o processo e compartilhar com outras pessoas que talvez estejam passando pelas mesmas dificuldades que eu. Não vai ser perfeito, mas vou realmente compartilhar minha experiência, o que der certo e o que der errado no processo. Esse vai ser o Diário do Projeto Autoral.

Como o projeto vai ser estruturado? Eu decidi tentar deixar o mais próximo possível da realidade de uma pessoa que trabalha e que tem pouco tempo pra dedicar diariamente. O projeto será realizado em um mês (quatro semanas) e eu poderei usar apenas uma hora por dia de segunda a sexta e duas horas no sábado (um total de 7 horas semanais). Vou seguir esse horário religiosamente em nome da ciência, mas vocês não precisam fazer o mesmo. Caso você tenha mais tempo, então dedique mais tempo, se tiver menos, adapte para menos. Você pode preferir pegar o sábado e fazer 7 horas direto, não importa, faça o que se adapta melhor ao seu jeito de trabalhar. 

O projeto será organizado por semanas:

Primeira semana: idealização e organização;

Segunda semana: balanço entre estudo e aplicação;

Terceira semana: como manter a motivação;

Quarta semana: ajustar, finalizar e postar no portfolio.

Cada semana vai ser resumida e documentada aqui no blog, tendo em mente a temática da semana, o que deu certo e quais foram as dificuldades. Além disso vou postar stories sobre o processo e um resumão da semana na minha conta no instagram. Caso vocês tenham ideias, dúvidas ou queiram mandar mensagens é só dar um toque lá.

Como as minhas postagens aqui no blog são quinzenais talvez fique um pouco descompassado com as postagens no instagram, mas aqui tudo vai ser explicado com mais detalhes e aprofundamento.

Espero que vocês gostem do processo, a jornada vai começar na segunda-feira (04/04), o famoso dia do “agora vai”.

Abraços e bora botar os projetos no papel!

Comentários

comments