Dog Aparment: surrealismo no Stop Motion

O curta surrealista “Dog Apartment” do diretor estoniano Priit Tender é um dos 15 títulos que entraram na lista de pré-seleção de “Melhor Curta de Animação” do Oscar deste ano.

O projeto já conquistou os principais prêmios de animação. No Festival Internacional de Animação de Stuttgart de 2023 e no Festival Internacional de Curtas-metragens “In the Palace”, na Bulgária.

A história gira em torno do ex-bailarino chamado Sergei. Ele lida com a estranha situação de viver em um apartamento que possui características e maneirismos de um cachorro barulhento.

Surrealismo Soviético

Tender criou um mundo super detalhado, que remete um pouco a “Isle of Dogs” do Wes Anderson. Incorpora também elementos surrealistas alá “Eraserhead” do David Lynch, assim como “Robot Chicken” e aos irmãos Quay.

O surrealismo é usado aqui em todas as suas nuances perturbadoras para seduzir os espectadores para a loucura que é essa animação. 

Tender diz que é um ato de construtivismo, misturando assim elementos reais até formar algo surreal. E a partir daí, se constrói a narrativa da animação.


“O mundo da animação 2D está repleto de metamorfoses, espremer e esticar, e todos os outros truques de transformação”, acrescenta. “Reproduzir efeitos semelhantes com materiais reais (como a pia que late, por exemplo) foi um desafio que valeu a pena enfrentar. O resultado final foi uma combinação de pensamento em 2D e execução em stop-motion.”

Produção

Pra dar essa sensação de escala, o diretor utilizaou o espaço do estúdio todo pra suportar a casa cão e o cenário.

Ele modelou as cabeças dos bonecos em pastilina, depois fez o molde em solicone e também construiu a estrutura de metal. Levou um tempo pra definir o tipo de tecido do personagem, pois tinha que ser algo elegante e também flexível.

Para o som, ele gostaria que fosse algo próximo ao um filme documentário. Gravando apenas o som no local e utilizando músicas apenas em lugares específicos, por exemplo na rádio ou de alguém tocando violoncelo.

Para Tender, o aspecto mais gratificante dessa produção foi o generoso apoio criativo de sua equipe e o entusiasmo coletivo na Nukufilm. E, é claro, ver o resultado final do filme. “Demorou um pouco para chegar lá, mas eu estava feliz”.

Para inspiração, saca só esse post de indicação da Staff!

Fonte: Animation Magazine

Comentários

comments