Quando falamos em tracking via After Effects, logo pensamos na ferramenta nativa ou Mocha for After Effects. Contudo, há outras soluções por aí, algumas mais cascudas de se aprender, outras mais amigáveis.

O FayIn é esse tipo de ferramenta mais amigável, e oferece uma abordagem simplificada tornando o típico workflow de tracking algo menos embaraçado. Criado pela Fayteq, o FayIn acaba de alcançar a versão 2.3, com melhorias adicionadas por sugestões de usuários e que facilitam ainda mais o fluxo de trabalho.

O FayIn agora possui o que chamam User Mode, que permite alternar entre o modo iniciante e avançado. Isso altera a usabilidade da ferramenta radicalmente, pois no modo iniciante, por exemplo, usuários que manjam lhufas de tracking terão uma espécie de guia passo-a-passo, com instruções que ajudam a ter o trabalho feito. Isso significa que qualquer pessoa, com ou sem experiência em After Effects, pode usar o FayIn e ter trackings excelentes em pouco tempo.

A nova versão ainda aprimora a ferramenta de inserção, permitindo que se faça inserts com apenas um clique. Assim, pode-se inserir textos ou sub-comps em tracks com apenas um clique do mouse.

Outra novidade bem vinda é a possibilidade de cortar e alinhar clipes do Premiere. O FayIn usa o Dynamic Link da Adobe para criar automaticamente uma comp baseada em clipes vindos do Premiere. Quando o tracking estiver pronto, basta voltar ao Premiere.

Novas funcionalidades

FayIn ainda deu um tapa na UI, melhorando o visual dos botões, barra de progresso e corrigiram alguns bugs. Entre as novas funcionalidades podemos citar:

  • User Mode – permite que troquemos entre um Modo Iniciante e Avançado.
  • Sub-composições de texto podem ser criadas pelo menu de contexto.
  • Conexão com Dynamic Link para criar comps baseadas em cortes de clipes vindos do Premiere.
  • Melhoramentos no suporte de propriedades temporais das layers. Agora suporta in e out-points.
  • Agora os insert effects se destacam quando um tracking é iniciado.

Quem tiver afim de saber mais sobre o FayIn e ver sua lista completa de funcionalidades, basta acessar o site oficial.

 

Fonte: Lesterbanks

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments