Foley Artists e a arte de mentir no cinema

                           Foley Artists e a arte de mentir no cinema

Escutar é uma ação passiva, nós escutamos independente de querermos ou não. Quantas vezes você esteve incomodado com algo que não sabia o que era e de repente percebeu que era um ruído de fundo que o atormentava? Ou aquele despertador que começa a tocar e que faz com que você sonhe com ele? O som está numa dimensão abstrata, que não podemos apalpar, enxergar, mensurar e definir de maneira objetiva com palavras e essa é sua grande magia e mistério.

Uma das coisas que rapidamente percebi enquanto editor de vídeo, era o poder das trilhas, do sound design, do desenho de som, dentro de uma obra audiovisual. O som é o que ajuda a criar a ambientação dos filmes, que gera emoções, tensões e mistérios na trama. É o que nos faz entrar numa experiência de total imersão no filme. Mesmo o silêncio é um artifício de som. Seu papel é fundamental para fazer o espectador acreditar que tudo aquilo é real. Quando vamos assistir um filme em live action (principalmente filmes Hollywoodianos), uma animação ou jogar vídeo game, pouca gente sabe que praticamente todo o trabalho de áudio é feito na pós-produção por artistas chamados “Sound designers” ou “Foley artists”. Existem studios especializados apenas nisso: em criar sons para filmes, animações, jogos e essa é uma arte bastante curiosa. Vamos entender um pouco melhor como funciona esse processo.

https://www.youtube.com/watch?v=d6g5AzVDNRQ

Se uma pessoa desinformada entrar num studio de sound design, com certeza vai pensar estar num grande antiquário, um brechó ou um ferro velho, pois é cheio de objetos estranhos, bugingangas, placas de metal, cordas, vidros, alimentos, etc. O foley artist usa todo tipo de objeto para criar texturas de som. São mestres em inventar toda espécie de soluções para conseguir o resultado desejado. É uma profissão que exige muita observação e criatividade, pois muitos sons criados não tem nada a ver com a imagem em questão. Por exemplo: o som de um osso se quebrando, comumente é feito com a quebra de um pé de aipo ou o barulho de chuva é feito com torresmos fritando. Ai vai da criatividade de cada profissional, pois as técnicas variam de um pra outro. Nada é sensato quando se trata de criar foleys.

O foley artist Gary Hecker fala o seguinte da sua profissão:

“Foley é um ofício que muitas pessoas tentam e desistem, porque você precisa desenvolver e ter certas qualidades que são realmente pesadas: timing e uma mente criativa, porque você é jogado numa sala cheia de adereços e você tem que inventar essas coisas…”

Alyson Moore, Foley artist dos Studios Warner Bros. define da seguinte forma:

“Foley é a arte do som. É criar sons em sincronia com o que está acontecendo na tela. A arte do Foley vem da antiga arte do radio, onde você via os caras com cascas de cocos na mão criando sons de cavalos trotando.”

É unânime entre os sound designers dizer que o gênero mais difícil de criar foleys é o terror. Isso porque para esse gênero é necessário criar sons que normalmente não existem na realidade: monstros, aliens, dragões, elfos, etc. As vezes é necessário criar instrumentos próprios para chegar a resultados gratificantes.

O termo “foley” vem do precursor do sound design, Jack Foley, que em 1920 se atentou para o fato de que a melhor maneira de sonorizar um filme e melhorar sua experiência seria criar os próprios sons para o mesmo. Seu último trabalho foi em Spartacus (1960) de Stanley Kubrick.

Para poder criar os foleys para determinada cena, os foley artists fazem todo um trabalho de decupagem das cenas e seleção de objetos que usarão para a mesma. Observar esses profissionais trabalhando pode, muitas vezes, parecer bem engraçado, pois assumem posturas e expressões bem caricatas.

O sound design é fundamental para extrair todo o potencial de um filme e expressar a intenção do diretor. É um profissão extremamente difícil e que requer muito conhecimento e dedicação para que a pessoa se torne um bom profissional. Comumente são profissionais que não recebem grande reconhecimento do público o que não os torna menos importante dentro do processo de produção de um filme. Na arte do sound design quanto mais imperceptível for a percepção direta de sua ação, significa que mais perfeito ficou o trabalho. O sound design é a arte das sutilezas.

 

 

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