Gifs estão em toda parte. É realmente curioso que um negócio criado em 1987 persista e tenha tamanha força pela rede atualmente. Apesar de ter perdido importância em algum momento da década de 2000, as gifs nunca desapareceram completamente e hoje em dia viraram ferramenta de divulgação de portfólios via Dribbble, por exemplo.
Assim, nada mais razoável que criar gifs facilmente via After Effects pra espalhar pelo mundo, certo? Nem tanto. Criar gifs continua sendo um saco, pois o AE não exporta nativamente e precisamos fazer aquela gambiarra com o PS pra funcionar – e não fica lá essas coisas, convenhamos.
Claro que existem sites como o GfyCat e Giphy que convertem nossos vídeo em gifs e tal. Mas isso é chato, pois queremos a ferramenta embarcada em nosso software mais usado, nesse caso o AE.
https://www.youtube.com/watch?v=LnKRKvhxLfg
Pensando nisso Nik Ska criou o GifGun. Trata-se de um plug-in/script que provê ao AE a força de exportar com um clique suas gifs. É lindo de se ver.
Nada mais de exports duplos, nada mais de ir ao PS e tentar entender aquela janela arcaica de gifs, nada mais de upar via sites que deixam nossas gifs online não sei onde. Com o GifGun, podemos criar direto do AE e assisti-las sozinhos em nossas ilhas escuras.
Funcionalidades
- Configuração de pastas – Ideal pra quem quer salvar suas gifs direto no Dropbox ou outro serviço de drive.
- Resize gifs – Sim, podemos mudar o aspect ratio das gifs respeitando proporções.
- Ajustar paleta de cores – 256/128 cores pra melhor qualidade ou 64/32 para menos. Existe a opção de 8, mas essa nem conta.
- Set framerate – Pode-se deixar as gifs com o frame rate original ou altera-lo no export.
- Salvando e loopando – Na hora de salvar o arquivo final, pode-se criar uma cópia de segurança. Também há a opção de loopar ou não sua gif, basta marcar o check box.
É importante ressaltar que, para que o GifGun funcione corretamente, o usuário precisa ir em Preferência > Geral e Enable Javascript Debugger.
O GifGuns está disponível no aescripts por $29,99, mas rola uma versão trial. Se você usa Windows 7 precisa de um update específico pra ele funcionar. No mais, roda tranquilo do 8 pra cima e no macOS do 10.8.
[sgmb id=”1″]