A Autodesk, em colaboração com a Epic Games, lançou um novo plugin Unreal Live Link para Autodesk Maya, permitindo streaming de dados de animação em tempo real do Maya para o Unreal Engine da Epic.
Os fluxos de trabalho de pré-visualização e o desenvolvimento de jogos ganham impulso com o novo plugin Unreal Live Link para Autodesk Maya, anunciado este mês. Desenvolvido em colaboração com a Epic Games, o novo plug-in Live Link oferece suporte à troca perfeita de dados de animação entre o Maya e o Unreal Engine para agilizar tudo, desde a produção virtual até os fluxos de trabalho de desenvolvimento de jogos.
A Autodesk afirma que o plug-in Live Link permite que os artistas criem e editem facilmente assets de personagens no Maya, enquanto visualizam simultaneamente em tempo real no Unreal. A transferência de dados entre o Maya e o Unreal acelera os fluxos de trabalho de produção, permitindo que os artistas produzam mais iterações e vejam as alterações em tempo real para tomar decisões mais informadas, resultando em entrega rápida do projeto.
“A pandemia ajudou a evoluir a produção virtual de uma técnica emergente para um fluxo de trabalho necessário para reduzir a equipe local e acelerar pós-pipelines”, disse Maurice Patel, Diretor Sênior, Estratégia de Negócios de M&E da Autodesk. “Ferramentas poderosas como o Unreal Live Link para Maya que suportam imagens da mais alta qualidade, juntamente com o aumento de tecnologia de captura de desempenho mais acessível, estão tornando a produção virtual acessível a uma ampla gama de orçamentos de produção, ajudando equipes de todos os tamanhos a atender às demandas crescentes de conteúdo.”
Atendendo às necessidades de artistas e estúdios
“Estamos no meio de uma era realmente empolgante para a produção de entretenimento, em que os fluxos de trabalho de filmes, animações e jogos estão se combinando para capacitar usuários de todos os níveis. Maya e Unreal Engine são as melhores ferramentas líderes do setor, e poder usá-las juntas abre novas possibilidades”, disse Jordan Thistlewood, Diretor de Gerenciamento de Produto da Epic Games. “Os artistas nunca tiveram tanto feedback na ponta dos dedos, permitindo-lhes colocar tanto de seu tempo em sua criatividade. É emocionante imaginar a gama de grandes histórias e experiências que veremos feitas com os novos plug-ins do Maya e Unreal Engine Live Link.”
Originalmente desenvolvido pela Epic Games, o Live Link é composto de plug-ins separados do Maya e do Unreal que funcionam em conjunto para permitir que os artistas transmitam dados sem problemas entre os dois aplicativos. Para apoiar os padrões abertos e construir fluxos de trabalho mais robustos entre o Unreal e o portfólio de ferramentas criativas da Autodesk, a Autodesk fez parceria com a Epic Games para desenvolver o plugin do Maya e estender a funcionalidade da ferramenta para melhor atender às necessidades de artistas e estúdios.
Ferramenta essencial para visualizar animações
O plug-in Live Link atualizado apresenta uma experiência de instalação simplificada para vincular assets do Maya e do Unreal, e funciona em questão de minutos. Uma vez configurado, os artistas podem animar, criar keyframes e modificar keygrames para assets de personagens no Maya, enquanto visualizam simultaneamente atualizações de personagens no contexto e em tempo real no Unreal. Os principais recursos e destaques da ferramenta incluem:
- Uma experiência de usuário simplificada que acelera os fluxos de trabalho, tornando mais fácil conectar o Maya e o Unreal e fazer alterações em tempo real nos assets.
- As transformações de hierarquia conjunta podem ser conectadas, permitindo o streaming de personagem para personagem.
- As formas de mesclagem são suportadas, permitindo que os artistas façam alterações nos personagens – como expressões faciais e lip sync – e visualizem as alterações no contexto no Unreal.
- Os atributos da câmera, incluindo transformações, ângulo de visão, comprimento focal, passagem do filme, abertura da câmera, relação de aspecto do filme, profundidade de campo, distância do foco e fStop são suportados.
- São suportados ajustes de iluminação, incluindo cor, intensidade, ângulo do cone e ângulo da penumbra.
- O timecode da cena é transmitido para o Unreal, permitindo a sincronização de reprodução entre o Maya e o Unreal.
- O suporte à versão anterior permite que o plugin Live Link seja usado com o Maya de 2018 a 2022, para usuários que trabalham com versões anteriores do Maya.
“O novo plugin Unreal Live Link para Maya é uma grande atualização para uma ferramenta extremamente útil”, disse Harvey Newman, Diretor de Animação de Gameplay da Build A Rocket Boy. “A integração mais profunda com o Unreal o torna uma ferramenta essencial para visualizar animações e otimizar os fluxos de trabalho.”
O plugin Unreal Live Link para Maya agora está disponível para download gratuito na Autodesk App Store. Para ver o plugin em ação, assista ao webinar recente da Epic (vídeo acima) e leia o artigo Unreal Live Link para Maya AKN para obter mais detalhes sobre como configurar o plugin, começar e exportar para o Unreal. Visite o Maya Learning Channel para obter recursos e tutoriais adicionais.
Fonte: ProVideo Coalition – New Unreal plugin for Autodesk Maya is ideal for Virtual Production