Neste tutorial, feito por Joshua Noel, via premiumbeat, você aprenderá de forma efetiva como aliar tipografia e motion design para produzir projetos elegantes e com recursos simples. É comum que iniciantes queiram produzir animações fantásticas de texto e cheia de efeitos, porém caso você ainda sinta dificuldade em animar tipografia no after effects, saiba que em muitos casos, menos é mais.
Existem muitas maneiras de animar texto 2D. É simples. Você pega a ferramenta de Texto, digita seu texto e anima. Certo? A verdade é que isso funcionará para poucos caso, pois quando o projeto cobrar um layout mais bem feito, a escolha pela tipografia correta pode ser algo muito cansativo. Portanto, aprenda como posicionar seus títulos e criar contraste dentro da mesma família de fontes com este tutorial.
O after effects possui inúmeras maneiras para se animar textos. É infinita as combinações possíveis para cada projeto, por isso nos concentraremos em 3 técnicas incríveis que podem ajudá-lo a obter resultados de forma rápida e profissional.
1. Usando máscaras como transições
Muitas vezes a melhor transição é a mais simples. Uma boa opção é usar máscaras, pois além de um artifício rápido de execução, ideal para projetos com prazos apertados, dará aparência clean à sua animação e maior tempo de leitura para o espectador.
2. Usando propriedades do “transform” na animação
Quando você abre uma layer de texto no After Effects, há uma guia “animar” que permite controlar individualmente suas propriedades. Esta é uma das melhores e mais rápidas formas de animar textos no after effects. Mais uma vez, as possibilidades de combinação aqui são infinitas e vão da criatividade e olhar de cada animador.
3. Usando shape layers
Quando você precisa incrementar uma tipografia, a criação de formas ajuda a destacar seu texto na tela. Os shape layers podem ser ótimos para adicionar elementos extras à sua cena e para revela-los.
Alguns exemplos sobre como trabalhar com typografia no after effects:
Se você quer se aprofundar ainda mais no universo que cerca a área de Motion Graphics, sugiro fortemente que olhe a página de nosso treinamento Motion Design Essencial: CLICANDO AQUI!