Todo ano a revista Animation Magazine seleciona profissionais e forma uma lista de novos destaques da animação. Essas são três artistas que eu escolhi da lista deles e cada uma delas compartilha dicas bem legais para quem está começando na área de animação.
Kai Akira – Diretora
Ela participou da equipe artística das séries de animação Startrek: Prodigy e Guardiões da Galáxia, além de Scooby! O Filme. Meu Pai é Um Caçador de Recompensas é o primeiro filme em que ela participa como diretora. Uma das dicas que ela dá para uma boa direção é deixar as pessoas da sua equipe confortáveis para fazer perguntas, dar idéias boas e ruins sem sentir que vão ser julgados por isso. A dica que ela dá para novos artistas é a seguinte: “Pode até parecer em alguns momentos, mas você não é uma ilha. Por isso, quanto mais você entender as necessidades e habilidades dos seus colegas de equipe, mais você consegue direcionar seus esforços para melhorar o todo. Eu acredito que artistas que trabalham com essa mentalidade sempre encontram trabalhos, porque eles ganham a reputação de melhorar o ambiente onde eles trabalham.”
Lauren Sassen – Artista de Storyboard
Lauren trabalha para a Sony e foi uma das artistas de storyboard do filme Homem Aranha: Através do Aranhaverso. Ela conseguiu a vaga através de uma aplicação online na página de carreiras da própria Sony. Ela diz que se sente muito feliz, porque seu trabalho é basicamente desenhar e inventar piadas, mas que também é bastante desafiador. A dica que ela deixa para os novatos no mundo da animação é: “Desenhe o que você ama. Fica evidente no seu trabalho quando você faz isso, principalmente quando você vai escolher suas peças para montar o portfólio. Quando você se entrega e desenha algo que você se importa, isso fica evidente no seu trabalho. Isso é algo que eles procuram quando estão contratando.”
Shir Baron – Animadora de Personagens
Shir Baron é animadora na Dreamworks e foi parte da equipe do filme Gato de Botas 2: O Último Pedido. No instagram da artista você consegue ver como um animador de personagens muitas vezes tem que atuar para alcançar o resultado desejado na atuação do personagem em si.
Uma parte muito interessante da história dela é que, apesar da formação em arte e computação ela não entrou direto na indústria de animação. Ela diz que todas as experiências que teve durante a vida permitiram que ela chegasse onde está agora. O primeiro trabalho num cinema fez com que ela se apaixonasse por animação. O serviço militar aprimorou as suas habilidades de comunicação e liderança e trabalhar como atendente de bordo permitiu que ela viajasse pelo mundo e procurasse diferentes escolas de animação para começar sua carreira.
Todas essas experiências permitiram que ela fizesse seu primeiro curta, Trem para Qinling, baseado nas suas aventuras durante suas viagens. Esse filme abriu as portas para oportunidades na indústria de animação. Por isso, a sua dica para quem está começando é: “Viva, tenha experiências e crie histórias para contar depois. Isso vai te transformar em um artista melhor e mais criativo. Além disso, crie amizades e conexões. Muitas pessoas que você conhece quando está estudando são aquelas que podem abrir portas para você depois.”
Curtiu esses novos destaques da animação? O vídeo completo com vários outros artistas está disponível aqui. Caso queira dar um up na inspiração nesse começo de semana, saca só esse trabalho incrível do Masashi Kawamura.
Boa semana!