HIDARI – A magia do Stop Motion em madeira

Recentemente o diretor e escritor Masashi Kawamura lançou o piloto do Stop Motion “Hidari” e a animação é de tirar o fôlego!

A história é baseada na vida de Hidari Jingoro, um renomado escultor do século 17, cuja sua vida está envolta de mistérios. A princípio, os animais que Jingoro esculpia era tão “reais” e vivos, que diziam que esses animais ganhavam a vida a noite.

Hidari significa “esquerda”, acredita-se que ele ganhou esse nome pois o braço esquerdo era o único que tinha sobrado depois de uma luta com seu rival.  E é exatamente essa história que serviu como inspiração pra animação.

Piloto do curta “Hidari”.

Quando o Anime encontra o Stop Motion

Quando pensamos em anime, a primeira coisa que vem à cabeça são as animações tradicionais ou algumas séries feitas em CG. Entretanto, no meio da animação conseguimos trabalhar com inúmeros materiais e técnicas diferentes.

Podemos encontrar em Hidari, a linguagem visual única de animações japonesas fundida com as técnicas de Stop Motion.

“Nós queríamos explorar o potencial do stop motion usando bonecos de madeira, tentamos romper os limites do que era possível inspirando-nos nas animações japonesas feitas em cel animation.” – disse o diretor.

Sem dúvida, esse método de animação funcionou muito bem com a história. Masashi teve como suas principais referências os animadores/diretores Ray Harryhausen, Robert Rodriguez e Zack Snyder.

O impacto visual

A principal característica e destaque deste projeto são os personagens. A ideia era justamente esculpir os bonecos em madeira do mesmo estilo que o Jingoro esculpia, retratando assim a história que ele mesmo deixou.

Além disso, também incorporaram alguns efeitos únicos da madeira no meio da luta, como a serragem representando o sangue e os smears feitos totalmente em madeira.

Objetos que simulam o smear pra cena do gato pulando no ar. Fonte: Twitter Hidari

Todos os bonecos, assim como a maioria dos props foram esculpidos pelo estúdio Tecarat (Gon, the Little Fox e Norman the Snowman) e animados pelo Dwarf Animation Studio (Rilakkuma e Kaoru, Beastars e Oni:Thunder God’s Tale). Com a produção da Whatever.co.

Criação da primeira imagem de Jingoro. Maquete feita com paper clay. Imagem: Twitter Tecarat

Por fim, a cenografia foi feita por Yoshihiro Nose, que revelou que o cenário foi construído com madeiras de um armazém do período Edo.

O projeto está em sistema de crowdfunding e você pode apoiar no Kickstarter. Todo o processo está sendo mostrado no Motion Gallery  e no Twitter.

Fonte: Whatever.co

Comentários

comments