Recentemente o diretor e escritor Masashi Kawamura lançou o piloto do Stop Motion “Hidari” e a animação é de tirar o fôlego!
A história é baseada na vida de Hidari Jingoro, um renomado escultor do século 17, cuja sua vida está envolta de mistérios. A princípio, os animais que Jingoro esculpia era tão “reais” e vivos, que diziam que esses animais ganhavam a vida a noite.
Hidari significa “esquerda”, acredita-se que ele ganhou esse nome pois o braço esquerdo era o único que tinha sobrado depois de uma luta com seu rival. E é exatamente essa história que serviu como inspiração pra animação.
Quando o Anime encontra o Stop Motion
Quando pensamos em anime, a primeira coisa que vem à cabeça são as animações tradicionais ou algumas séries feitas em CG. Entretanto, no meio da animação conseguimos trabalhar com inúmeros materiais e técnicas diferentes.
Podemos encontrar em Hidari, a linguagem visual única de animações japonesas fundida com as técnicas de Stop Motion.
“Nós queríamos explorar o potencial do stop motion usando bonecos de madeira, tentamos romper os limites do que era possível inspirando-nos nas animações japonesas feitas em cel animation.” – disse o diretor.
Sem dúvida, esse método de animação funcionou muito bem com a história. Masashi teve como suas principais referências os animadores/diretores Ray Harryhausen, Robert Rodriguez e Zack Snyder.
O impacto visual
A principal característica e destaque deste projeto são os personagens. A ideia era justamente esculpir os bonecos em madeira do mesmo estilo que o Jingoro esculpia, retratando assim a história que ele mesmo deixou.
Além disso, também incorporaram alguns efeitos únicos da madeira no meio da luta, como a serragem representando o sangue e os smears feitos totalmente em madeira.
Todos os bonecos, assim como a maioria dos props foram esculpidos pelo estúdio Tecarat (Gon, the Little Fox e Norman the Snowman) e animados pelo Dwarf Animation Studio (Rilakkuma e Kaoru, Beastars e Oni:Thunder God’s Tale). Com a produção da Whatever.co.
Por fim, a cenografia foi feita por Yoshihiro Nose, que revelou que o cenário foi construído com madeiras de um armazém do período Edo.
O projeto está em sistema de crowdfunding e você pode apoiar no Kickstarter. Todo o processo está sendo mostrado no Motion Gallery e no Twitter.
Fonte: Whatever.co