Nada é realmente original. Essa afirmação poderosa e libertadora é um dos pontos mais discutidos no âmbito das artes (seja digital ou clássica). Enquanto muitos artistas acreditam que seus trabalhos derivam de sua força interior, estudos sugerem que grande ideias são, na verdade, o resultado de coisas externas – as quais não controlamos. Essa teoria permite que se copie, transforme e combine ideias antigas para criar algo novo. Diga adeus aos dias em que a inspiração vinha de dentro.
Com isso em mente, Kirby Ferguson criou há 6 anos a série Everything is a Remix.
A ideia surgiu em algum ponto de 2007 e 2008, quando empresas começaram a pirar sobre pirataria e remix. Na época havia inúmeros processos rolando e pessoas comuns estavam assustadas por acreditar que poderiam vir a ser prejudicadas de algum modo. Pareceu uma boa ideia lembrar as pessoas de que criatividade é, por natureza, uma derivação; e todas as ideias são baseadas em outras ideias. – Kirby Ferguson
A ideia da série é mostrar que não deveríamos nos preocupar em sermos originais. Nossa originalidade é subproduto da originalidade de outros. Quando um cliente vem até mim e diz: “quero um motion graphics assim e assado, está aqui a referência”, por referência entende-se “copie desse cara”. E mesmo que eu crie algo novo a partir da ideia de outro, não deixa de ser um remix. Ao menos é assim que Kirby percebe as coisas.
Kirby diz que leva de 6 a 7 semanas para terminar um episódio. Atualmente, o site oficial exibe 8 vídeos relacionados a série, embora esse ou aquele não sejam episódios em si.
Acho que precisamos perceber melhor como a criatividade acontece. Todas as nossas criações têm precursores, assim como todas as pessoas têm pais. Sem essas outras obras, estaríamos pintando nas paredes de cavernas. Claro que a propriedade intelectual é importante, pois nos permite sobreviver como criativos. Não sou radical e não proponho a eliminação da propriedade intelectual. Só acho que nós precisamos estar cientes de que, em aspectos importantes as ideias não são propriedade fixas e finais. – Kirby Ferguson
Vale a pena conferir todos os episódios. Inclusive o último que saiu foi sobre o novo Star Wars:
Fonte: The Beat