Salve motionautas, o Blender e o estúdio Makuta é o tema deste primeiro artigo do ano. Este estúdio de VFX indiano tem em sua pipeline o Blender como ferramenta principal.
Grandes produções de Bollywood como Baahubali 1 e 2 foram produzidos por eles. Para os amantes dos exageros estéticos indianos, é um prato cheio!
O Blender na pipeline
O namoro entre o Blender e o estúdio Makuta começou em 2019. Na época eles trabalhavam no drama épico RRR quando resolveram trocar o Maya pelo Blender como principal ferramenta de produção 3D.
Quando a produção foi iniciada, era utilizado o Cycles for Max, logo perceberam que seria o momento ideal para migrar para o Blender. Mais de 700 tomadas foram entregues, inclusive parte das cenas produzidas pelo estúdio entraram no trailer internacional.
O Blender esteve presente na produção de assets até a renderização 3D final, ele só ficou de fora do departamento FX.
Blender bom de briga
Esta sequência, foi a responsável pela decisão de migrar para o Blender. Até este momento eles usavam um plugin do Cycles para o 3Ds Max. A decisão partiu do CEO e cofundador da Makuta VFX, Pete Draper.
Mais Blender na jogada
Todas as cenas externas, multidão e folhagens foram criadas no Blender, mas na cena de luta (mostrada abaixo) tivemos o palácio e as arquibancadas produzidos por terceiros e posteriormente trazidos para o o Blender afim de serem re-iluminados e sombreados, já os fogos de artifício são 3ds max.
O Blender e os assets
O Blender ajudou com o grande volume de construções de assets e na capacidade de randomizar materiais sem ter que criar novos que eram essenciais para a construção e distribuição de folhagem. O Geometry Nodes foi fundamental para a criação de um sistema de distribuição de folhagem.
Agilidade nas correções
A agilidade que o Blender traz dentro de uma pipeline, ajudaram bastante no processo das correções gerais dos assets. A fluidez dos processos foi essencial para a aprovação regular do cliente, que precisava ver o progresso da produção.
Mais uma vez o Blender tem mostrado a sua força e com isso conquistando o coração da nação VFX, e ai já se aventurou pelo Blender? Se não dê uma passadinha no Templo do Blender e reserve um tempo para ouvir a palavra!