A Apple lançou uma nova versão de seu NLE (Editor de vídeo não linear), Final Cut Pro. A versão 10.6 permite dois recursos novos e interessantes, que são o Cinematic Mode, e o outro é um dos recursos mais importantes em um NLE, que é o Object Tracker. Os usuários do FCP esperam por este Tracker há mais de 10 anos. No entanto, a Apple o tornou tão direto, simplificado e extremamente amigável. Os caras do Ripple Training nos mostram como isso é feito.
Final Cut Pro 10.6: Utilização de M1 Pro e M1 Max
Segundo a Apple, a nova versão do FCP (Final Cut Pro) 10.6 aproveita ao máximo os novos chips que foram anunciados na semana passada. A Apple quer que você edite várias layers de fluxos de 8K nos novos MacBook Pros M1 Pro e M1 Max. Conforme afirmado pela Apple: “Os criadores agora podem fazer edição avançada, color grading e entrega em HDR em vídeo ProRes 8K – mesmo quando estão a quilômetros de distância da área de edição”. No entanto, os dois novos recursos principais do FCP 10.6 devem funcionar perfeitamente em modelos anteriores também.
Object Tracker: o recurso que esperamos há mais de 10 anos
Com o novo Object Tracker, o Final Cut Pro utiliza machine learning para detectar rostos e objetos e, em seguida, combinar seus movimentos com títulos e efeitos. Aqui estão os destaques do Object Tracker:
- Arraste efeitos, títulos ou geradores para o visualizador para detectar, rastrear e combinar automaticamente o movimento de rostos ou objetos usando machine learning.
- Adicione manualmente um rastreador, ajuste sua forma de máscara e escolha entre diferentes tipos de análise de rastreamento.
- Use o Tracking Editor na timeline para excluir ou reanalisar segmentos de uma track existente.
- Anexe títulos ou geradores adicionais às tracks existentes usando a lista suspensa de fonte do tracker no visualizador.
- O Object Tracker usa o Apple Neural Engine para acelerar a análise de vídeo em Macs com Apple silicon.
Um dos recursos mais importantes
O Object Tracker é um recurso que pode economizar muito tempo. Até agora, os editores do FCP usavam plug-ins de terceiros para permitir o rastreamento ou ida e volta de suas timelines com outro NLE que permitia o tracking (por exemplo, DaVinci Resolve). Como editor, em certos trabalhos, era um pesadelo rastrear manualmente um objeto sem um mecanismo de software automático. Eu conheço muitos editores que abandonaram o Final Cut por causa da falta de uma opção de tracking. No entanto, nunca é tarde demais. Felizmente, a Apple fez (como sempre) fez um tremendo trabalho de facilitar e simplificar o processo de tracking, então ele é executado de forma bastante natural. Parece que é uma cultura em desenvolvimento na Apple: esteja sempre atrasado, mas faça as coisas com estilo – é o caso do Object Tracker.
Cinematic Mode: uma revolução no cinema
Não é nenhum segredo que o Cinematic Mode capturado no iPhone 13 revoluciona a produção de filmes. Agora, há suporte completo para edição e manipulação de recursos no FCP 10.6. O novo recurso Cinematic Mode permite:
- Edite vídeos gravados no iPhone 13 no Cinematic Mode (requer macOS Monterey).
- Use os controles cinemáticos para modificar a intensidade do efeito de profundidade e adicione keyframes para alterar o efeito ao longo do tempo.
- Escolha focar em rostos ou outros objetos selecionando-os com a ferramenta Cinemática no visualizador.
- Use o Cinematic Editor na timeline para visualizar ou excluir pontos de foco
Isso significa que você tem total controle e personalização sobre a profundidade de campo de um vídeo capturado no Cinematic Mode. Até você pode ajustar o timing da profundidade de campo da animação. Isso realmente abala as metodologias de cinema. Nos próximos iPhones, quando o Cinematic Mode puder ser capturado em melhor qualidade, resoluções e codecs, as possibilidades serão infinitas. Imagine analisar e editar toda a profundidade de campo no Final Cut Pro, e com qualidade que pode ser comparada a câmeras e lentes de cinema de última geração. Isso é uma revolução por definição!
Considerações finais
O Final Cut Pro 10.6 constitui uma das atualizações mais importantes na história do Final Cut. O Cinematic Mode é um recurso excelente, mas mais importante, o Object Tracker, que é um recurso obrigatório que economiza tempo e frustração. No entanto, agora foi implementado, e com um estilo, que valoriza a simplicidade e a eficiência.
Fonte: Y.M.CINEMA MAGAZINE – Final Cut Pro 10.6 Adds Feature We’ve Been Waiting For More Than 10 Years