Na live do Mograph News da semana passada, a bancada do Layer Lemonade se reuniu para discutir sobre um tema muito importante para a comunidade, denominado “oráculos do motion”, ou seja, os profissionais que consultamos para tirarmos dúvidas relacionadas à área. Confira neste artigo o resumo desse papo.
Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Mograph News no canal do Layer Lemonade no Youtube. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal. Segue abaixo um resumo do que foi discutido na última live. Vale dizer que este artigo não substitui o conteúdo da live completa.
Como a gente tira dúvidas? Até onde podemos ir para tirá-las? Qual o limite e o bom senso que deveríamos ter em mente antes de pedir ajuda a outros profissionais mais experientes? Essas foram algumas questões colocadas em pauta na última live do Mograph News. A proposta dessa pauta é amplamente pedagógica, para promover uma reflexão sobre a maneira que a comunidade se porta ao buscar conhecimento. Não é uma crítica direta ao comportamento das pessoas, e sim uma auto avaliação da comunidade, porque todos fazemos parte dela. Consequentemente, não é sobre dúvida boa ou dúvida ruim. Ou seja, não estamos condenando ninguém.
O tema dessa live foi sugerido pelo Rafael Arame, depois de ter passado por uma situação que o fez refletir sobre como alguns profissionais da área não têm a prática de fazer suas próprias pesquisas a fim de solucionar suas dúvidas. Segundo ele, “nós vivemos em uma época que a informação está muito difundida, ao mesmo tempo muito difusa; tem muito conteúdo espalhado na internet, com milhares de possibilidades para resolver nossas questões e problemas. Essas possibilidades, na sua grande maioria, se resumem em soluções superficiais. Isso pode estar relacionado com um novo modelo de negócio e marketing pessoal que as pessoas aderiram recentemente que, ao produzir conteúdo, você está presente nas redes e é notado.”
O problema é que a maioria desse conteúdo não tem curadoria e não é feito para ser absorvido da melhor maneira possível; simplesmente está ali para servir como ganho de visibilidade para quem o produziu. Mas isso não quer dizer que é impossível achar um bom conteúdo, se feita uma boa pesquisa. Então não há desculpas: Seja a preguiça um mal inerente ao ser humano, seja por falta de tempo ou vontade, fazer a própria pesquisa é fundamental para evoluirmos profissionalmente e pessoalmente.
QUANDO PRECISAMOS CONSULTAR ALGUÉM MAIS EXPERIENTE?
A primeira coisa que é o ideal a se fazer é pesquisar no Google (o oráculo mór), ou qualquer outra ferramenta de pesquisa de sua preferência. Uma prática muito construtiva para sua vida profissional é você ter seus canais de busca. Temos que incentivar os outros e a nós mesmos a pesquisar, sendo a maneira mais edificante e tendo ligação direta com o nosso crescimento profissional. É um erro procurar sempre por alguém, por impulso, para resolver cada dúvida que surgir, simplesmente porque essa pessoa parece saber do assunto. Por mais solícita e acessível que seja a pessoa consultada, isso não quer dizer ela tenha disponibilidade e talvez nem conhecimento acerca da dúvida imposta a ela e, se for esse o caso, ela terá que pesquisar para lhe responder. Se ela consegue achar a resposta ao pesquisar, provavelmente você também consegue. O tempo que você leva para formular a pergunta somado com o tempo de espera da resposta talvez seja suficiente para você pesquisar e achar a solução por si próprio, principalmente se você sabe do que se refere e tem conhecimento das nomenclaturas referentes às técnicas da profissão.
Então, o primeiro ponto a se considerar quando for consultar alguém mais experiente é se você é novato(a) na área e não possui conhecimento suficiente para fazer sua própria pesquisa. Se esse for o seu caso, realmente o mais interessante é procurar ajuda de alguém que vai te instruir sobre o assunto – inclusive, recomendo a leitura do nosso livro em formato de e-book (PDF), Manual de Sobrevivência para Motion Designers, escrito pelo Dhyan Shanasa, disponibilizado gratuitamente para download. Nele há um glossário que ajuda a esclarecer alguns termos da nossa profissão, assim como aspectos práticos como softwares, dados históricos, técnicas, etc. -. Não sendo esse o caso, evite encher a caixa de mensagens do seu oráculo com perguntas básicas que uma rápida pesquisa já resolveria.
Outro ponto é no que se refere às dúvidas relacionadas a experiência de mercado e carreira. Diferente das dúvidas técnicas, que podem ser encontradas no vasto conteúdo de tutoriais e artigos da internet, essas sim são bem pertinentes de serem questionadas a alguém que está a mais tempo no ramo. Esse assunto tem muitas variáveis e dificilmente você encontrará algo relevante na internet que te ajude de verdade a esclarecer suas dúvidas. E, é claro, se sua pesquisa solitária não rendeu frutos após muitas tentativas, esse é o momento de pedir ajuda a alguém.
É DEVER DO MAIS EXPERIENTE RESPONDER OS SEUS QUESTIONAMENTOS?
A resposta curta e simples é não. Por mais que passar conhecimento seja obrigação de quem sabe mais, isso não significa que tem que ser exatamente para você e nem que responda exatamente a sua dúvida. Quem quer aprender tem que ter INICIATIVA. Com iniciativa você está no caminho certo para não ficar tão dependente de outras pessoas. Se você ficar esperando o tempo todo alguém te ensinar ou te responder, você fica pra trás.
Não fique frustrado ou ofendido se você não obteve uma resposta ou até mesmo a que você estava esperando. Isso é normal. Entenda que nessa área os profissionais estão quase sempre na correria e ocupados, a pretexto de ser um tipo de trabalho extremamente laborioso, independente do cargo. E mesmo fora do horário comercial, depois de um dia exaustivo de trabalho, a pessoa só quer respirar e ter o seu descanso merecido. Então tente se colocar no lugar do outro. Não fique cobrando uma resposta. Pode ser que demore, por inúmeros motivos, especialmente se for uma pergunta complexa (feedback de verdade leva tempo), mas pode ser também que a pessoa não queira responder, e tudo bem. Não dá tempo de responder todo mundo.
Uma dica dada pelo Gui Jorge é que grupos de motion e animação são excelentes para você tirar dúvidas. Pode ser até mais interessante perguntar em um grupo do que pra uma pessoa específica. Em um grupo há várias pessoas da área que podem saber solucionar seu problema, e a que tiver disponibilidade no momento irá te responder. Em consequência, as chances de se obter uma resposta mais rápida é maior, e também a possibilidade de surgirem vários tipos de soluções diferentes.
O Mograph News é realizado nas quartas-feiras às 16h (no canal do Youtube), feito pelos membros da staff do Layer Lemonade, que são profissionais que atuam na indústria de animação e motion design. As lives iniciam sempre com algumas notícias, vulgo rapidinhas, sobre as novidades do Layer Lemonade e da indústria de animação e motion design. Logo após, são lidos alguns comentários feitos nas postagens do Layer Lemonade nas redes sociais, e a bancada discute acerca deles, cada qual fazendo suas considerações. Há um assunto diferente em pauta a cada semana, sugerido pelo chat que acompanha ao vivo ou pela própria bancada. Os membros presentes nesse episódio foram: Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), Bibi Politi, Gabriel Felix, Gui Jorge, Pola Lucas e Rafael Arame.