Os 6 softwares open source utilizados em “The Wild Robot”

Cada vez mais, grandes produções como The Wild Robot adotam softwares open source (código aberto) em suas pipelines de produção.

Recentemente, a Academy Software Foundation (ASF), uma organização criada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) em parceria com a Linux Foundation divulgou algumas das ferramentas utilizadas na criação do filme.

Essas tecnologias permitiram ao diretor Chris Sanders e as equipes criativas e técnicas desenvolver e gerenciar uma grande variedade de assets, contribuindo assim para a construção da protagonista robô, Roz (dublada por Lupita Nyong’o), dos personagens animais, dos cenários vibrantes e da renderização no estilo de pintura.

Confira quais foram os programas open source utilizados na produção desse filme:

OpenColorIO

Uma ferramenta de gerenciamento de cores, que possui integração com diversos programas assim como Blender, After Effects, Autodesk Maya, Photoshop, Unreal Engine e etc.

Ele permitiu que os cineastas criassem uma paleta de cores vibrantes, gerando uma gama ampla de tons e assim, proporcionando um visual mais impactante.

OpenEXR

O OpenEXR é um formato de armazenamento de imagens de nível profissional usado na indústria cinematográfica para representar dados de imagem em alta faixa dinâmica (HDR) de forma precisa e eficiente.

Diferente de formatos como JPEG, que armazenam imagens prontas para exibição, o OpenEXR é ideal para renderização fotorrealista, acesso a texturas, composição de imagens e intermediação digital (DI). Além disso, ele suporta múltiplos canais, múltiplas partes e metadados detalhados, garantindo alta precisão em processos de pós-produção.

OpenVDB

Essa ferramenta volumétrica permitiu aos cineastas criar efeitos imersivos. Incluindo as ondas estilizadas na praia quando Roz chega à ilha, cachoeiras, bem como tempestades de neve e um incêndio florestal com fumaça e pirotecnia.

Rez

Uma ferramenta que foca em gerenciar e configurar pacotes de software.  Ele é projetado para ajudar a organizar e a distribuir vários componentes de software, garantindo assim que as versões corretas sejam usadas em contextos específicos.

Desse modo, possibilitou o processamento de centenas de versões de milhares de pacotes em ambientes configurados de forma estável. 

OpenUSD

É uma ferramenta criada pela Pixar que permite gerenciar e compartilhar cenas 3D complexas. Facilita a troca de dados entre diferentes softwares e equipe, permitindo uma pipeline mais colaborativa nas produções de animação, efeitos visuais e jogos. 

Segundo a ASF, no filme The Wild Robot, o OpenUSD controlou todos os aspectos do processo criativo de narrativa visual, incluindo formas 3D esculpidas, shaders, materiais de textura, rigs de animação para os animais e todos os dados de câmera e iluminação.

MoonRay

MoonRay é um renderizador de alto desempenho desenvolvido pela Pixar, usado para criar imagens realistas em animação e efeitos visuais, utilizando técnicas como ray tracing. Ele é otimizado para grandes cenas e fluxos de trabalho de produção em larga escala.

Segundo a ASF, o software utiliza outras tecnologias de código aberto, incluindo OpenImageIO para gerenciamento de texturas. O núcleo de ray tracing Embree da Intel e a biblioteca Open Image Denoise.

Essas técnicas foram usadas para criar um estilo mais solto na personagem Roz ao longo do filme, com pinceladas, bordas esfumadas e um sombreamento mais achatado.

Inclusive, há um post aqui no blog explicando mais sobre o software Moonray. 

Fonte: Cartoonbrew

Comentários

comments