Sabe aquela sensação chata que muitas vezes temos ao final de um longo dia de trabalho, e que acaba nos fazendo achar que o tempo não foi tão proveitoso? Se nunca passou por isso, vamos bater um papo contigo pra saber seus segredos, haha. Mas se você aí compartilha desse sentimento de perda, está na hora de começar a implementar alguns Podcasts na sua vida.
O podcast é uma bela mão na roda para quem busca se informar das novidades desse mundão e não possui muito tempo disponível para recorrer às mídias convencionais. Como também é uma ótima saída para aqueles profissionais que estão na busca por entrevistas, dicas e macetes dos mestres dessa nossa área cabulosa. Pensando nisso, a lista abaixo inclui um apanhado dos melhores Podcasts ativos no momento, para nós, profissionais da animação e motion graphics.
Dando início a nossa lista temos o aclamado FODA – Falatório Onde Discutimos Animação, uma iniciativa do Motion Designer Jardeson Rocha, que veio para fazer barulho na indústria criativa brasileira. O mais legal deste podcast, é que os entrevistados são todos brasileiros e os episódios são sempre divididos em duas excelentes partes. Na primeira, através de um arquivo de áudio, é possível acompanhar a trajetória do convidado e saber coisas do tipo: onde estudou; onde trabalhou; como foi o início de carreira e todos os perrengues que muita gente passa na vida até chegar aonde chegou. Na segunda parte, agora em vídeo, o artista entrevistado, é convidado a compartilhar o seu processo de criação/behind the scenes de projetos em que trabalhou. E sim, isso é muito, mas muito FODA! Na lista dos convidados que já passaram por lá, podemos encontrar o Ariel Costa aka BlinkmyBrain, Henrique Barone, Bee Grandinetti e Dhyan Shanasa, fundador desse querido blog que você está lendo. O FODA já conta com 10 episódios na lista e com certeza virá muita coisa boa por aí. Portanto, fique atento pra não perder mais nada.
O Animalators, comandado pelo Motion Designer Zac Dixon, é um podcast quinzenal com entrevistas valiosas a artistas considerados o supra-sumo do mercado internacional. Uma coisa interessante para se observar é que cada entrevistado ao final do episódio responde quatro perguntas “padrões” do programa: Qual o seu cliente dos sonhos? O que seus familiares acham que você faz? (essa foi boa pra perceber que não é só a minha mãe que acha que o seu filho “trabalha com computador”, haha) Qual seu filme de animação favorito? E por último, Qual animal você escolheu para o animalators, e por quê? Sim, o nome animalators não é à toa, cada artista convidado precisa criar uma animação de um animal que lhe represente. Ou seja, além da preciosa entrevista, podemos também acompanhar uma animação em loop. Entre os nomes que já passaram por lá, podemos encontrar o Sander van Dijk, Phil Borst, Marcus Eckert e Jorge Canedo. Diga aí, pouco bruto o podcast?!
Os episódios do grande Michael Jones, fundador do MoGraph Mentor, é uma alternativa pra você que procura por episódios mais curtos e com uma pegada mais pessoal. Além das entrevistas comuns em podcasts, o Michael Jones, como de costume, gosta de compartilhar momentos pessoais com seus ouvintes/leitores, como por exemplo, o que ele fez para se tornar freelancer, como ele construiu a escola online e coisas do tipo. Mas o Michael também não deixa a desejar na sua lista de convidados. Da galera que já passou por lá, tivemos a presença da talentosa Sarah Beth Hulver, o Joey Korenman e o Lucas Brooking. Legal, né?!
O Collect é um podcast brasileiro muito interessante comandado pelas meninas Eloise Bento e Rafa Piotto. Com uma pegada diferente dos listados acima, o Collect tem uma abordagem mais “bate papo sem compromisso”, onde as meninas se encontram com os convidados, bebem uma cerva (ou não) sem embaçamento, e trocam figurinhas sobre motion graphics e animação. O podcast é um pouco mais recente que os demais, mas já possui quatro episódios na conta. E entre os convidados que já passaram por lá, temos o Byron Segundo, Isac Rodrigues e a galera da Daemon Filmes.
O The Collective já é conhecido por muitos da nossa área, e acredito que não só pelos artistas audiovisuais, tendo em vista que o podcast conta com a participação de outros profissionais como designers, ilustradores, escritores, pintores e programadores. Na linha de frente, comandando o podcast, temos o designer/diretor Ash Thorp e o animador Andrew Hawryluk. Com propostas de promover discussões saudáveis com os líderes da indústria criativa ao redor do mundo, The Collective é uma boa fonte para você que busca conhecer artistas de outras áreas, que muitas vezes até se esbarram com a nossa. Entre os convidados que já participaram dos 131 episódios existentes, estão o casal Jay Grandin and Leah Nelson, o Greg Gunn e o Albert Omoss.
Chegando ao fim da nossa lista, temos o recém-nascido Motionsickness. O projeto que tem como host o artista Brian Michael possui uma proposta semelhante ao Animalators, mas o Brian mantém um papo mais cômico, e episódios mais extensos. No momento o podcast encontra-se com quatro episódios, e entre eles uma entrevista com o Justin Cone, fundador da nossa maior comunidade online de motion graphics e animação, o Motiongrapher.
Se, por dia, você conseguir ouvir ao menos um episódio de algum desses podcasts citados acima, não só terá um aproveitamento maior do tempo, como também terá um amadurecimento profissional gradativo. Pare um pouco para ouvir o que essa galera tem a dizer, filtre aquilo que pode ser interessante para você e coloque em prática as muitas dicas que surgem nessas conversas. Um dos maiores ensinamentos que se pode ter ao ouvir as histórias dessas pessoas, principalmente se estiver começando agora, é o de que comparar seus trabalhos, ou seus poucos anos de experiências, com os dez, quinze ou até vinte anos dessa galera, não é nada justo.
E aí? Você tem costume de ouvir podcasts? Conhece outros interessantes para compartilhar? Deixa seu comentário e fale pra gente o que achou desta lista!
[sgmb id=”1″]