Navegar pela timeline de programas de edição não-lineares é basicamente a mesma coisa. Só que o Premiere Pro CC possui uma solução bem bacana para agilizar esse processo. Trata-se do Track Targeting.
O que é e como ativar o Track Targeting?
A timeline do Premiere consiste em tracks de áudio e vídeo (as pistas ou faixas). Tracks de vídeo são representados por um V e são encontrados acima dos tracks de áudio – representados pela letra A. Percebe-se que cada pista possui um número, e pode-se adicionar, deletar e renomea-las na medida do possível. Para ativar o target em uma faixa, simplesmente clique no número correspondente. A cor azul sinaliza que uma determinada pista foi ativada via targeting e você pode fazer uso disso em múltiplos tracks.
Três benefícios ao se usar Track Targeting
1 – Navegação
Essencialmente, o TT ajuda a navegar de maneira efetiva através da timeline. Aprender os pormenores disso ajudará a acelerar consideravelmente seu workflow de edição.
Use as teclas-seta cima e baixo para saltar do início de um clipe ao início de outro em faixas com TT ativado. Lembrando novamente que a função pode ser usada em múltiplos tracks, permitindo navegar em saltos rápidos dirigidos pelo TT. Ative o Track Targeting em sua timeline , use as teclas cima e baixo e faça um teste. Só aqui já se nota o quão prático é o TT.
2 – Copiando e Colando
O Track Targeting ainda nos dá controles adicionais sobre clipes quando usamos a função basiqueira de copiar e colar. Quando copiamos e colamos clipes na timeline, o Premiere sempre os colará considerando o menor valor numérico dos targets. Se na sua timeline não houver nenhuma faixa com TT ativado, então o Premiere colará o clipe no track 1.
3 – Match Frame
Track Targeting também se correlaciona com Match Frames. Se você não sabe, Match Frame permite que achemos a fonte de quaisquer frames de uma sequência na timeline, e mostrando-os no source monitor. Premiere Pro CC só conseguirá usar o match frame em clipes com track targeting ativados.
Deu pra sacar que usando o TT seu workflow pode melhorar? E você? Tem alguma dica para melhorar o fluxo de trabalho? Comente e compartilhe conosco!
Fonte: The Beat
[sgmb id=”1″]