A magia do stop-motion sempre encantou muita gente, afinal de contas, dar vida a um objeto inanimado do mundo real é algo no mínimo incrível. Ver como o stop-motion evoluiu, reforça ainda mais a ideia de que esse encanto não vai parar por aqui, principalmente quando envolvemos as famigeradas impressoras 3D.
Os modelos de personagens agora estão possuindo uma riqueza bem maior de detalhes e possibilidades, como por exemplo no vídeo abaixo, feito pela DBLG, em que os caras tiraram fotos de inúmeras cópias em 3D de um urso subindo um lance de escadas.
As técnicas mudam, mas os fundamentos não. Então se você deseja entender o modus operandi desse mundo louco do stop-motion, fica atento porque a internet é sua amiga e ela oferece vários recursos onlines.
Sites sobre Stop-Motion
A Dragonframe é responsável por um dos softwares para stop-motion mais respeitados na industria, então os caras possuem autoridade no assunto pra manter no blog. Nesse imenso recinto da Dragonframe, a galera destaca os melhores e os mais recentes vídeos de stop-motion.
Não importa a técnica utilizada, mas sempre terão imagens e um textinho explicando algumas características dos vídeos. É uma grande fonte de inspiração e uma boa maneira de descobrir o que é tendência no mundo da animação stop motion.
Site com nome óbvio é sempre uma boa saída e fácil de achar. Com o StopMotionAnimation.com não podia ser diferente, não é?!
SMA é uma comunidade que envolve todas as coisas relacionadas a stop-motion. Eles têm cursos livres, como o “The Stop Motion Animator’s Handbook”, em que eles fazem uma geral sobre o stop-motion, passando desde como estruturar o personagem a aplicar os 12 princípios da animação no stop-motion.
Eles ainda têm sua própria lista de recursos sobre ferramentas e suprimentos para a criação de stop-motion, e uma parte dedicada às perguntas e dúvidas dos interessados.
Into Film não é bem um site sobre animação stop motion. É um site sobre o cinema em geral, mas eles têm um determinado recurso que vale a pena dar aquela conferida. O “Uma Introdução à Animação Stop Motion” é um PDF gratuito disponível para download. E, claro, depois de ver isso vale dar uma conferida no site em geral para ficar por dentro do cinema.
O stop-motion não desmerece nenhuma técnica, seja feito por 3D ou por massinha de modelar, o resultado sempre continuará fantástico. Graças ao estúdio Aardman Animation, os filmes feitos com massas ganharam força e destaque. Filmes como Wallace & Gromit são exemplos disso.
O Animate Clay é um site com recursos específicos para essa pegada do stop-motion, com foco exclusivo para animações em massa clay (“argila”). Eles possuem uma vasta seção de tutorial, notícias, recursos para compra de suprimentos, e até mesmo um podcast dedicado à animação com clay.
Conclusão
Pode ser trabalhoso e gerar muita dor de cabeça, mas o resultado com certeza deve valer a pena. Não importa o tipo de técnica que você quer aprender, caso queria se aventurar por este mundo, certifique-se de verificar esses sites. Ajudarão bastante.
Conhece algum outro site que possa servir como recurso de stop-motion? Conhece algum nacional? Fala aí pra gente através dos comentários!
Fonte: Motion Array
[sgmb id=”1″]