A Epic Games disponibilizou a Unreal Engine 5.4, que traz diversos recursos novos e melhorias de desempenho. E já está sendo utilizada por alguns estúdios, inclusive na criação do jogo Marvel 1943: Rise of Hydra.
Ficou curioso? Então saca só os destaques dessa nova atualização:
Animação
Rigging de personagens e criação de animações
Com essa nova atualização, agora você pode rigar os personagens e criar animações de forma rápida e fácil, diretamente na engine, sem precisar recorrer a aplicativos externos.
Com o novo recurso Experimental Modular Control Rig, você pode construir rigs de animação a partir de componentes modulares claros e compreensíves. Enquanto o Retargeting Automático facilita na hora de animar personagens bípedes. Também há extensões para o Skeletal Editor e uma série de novas funções deformadoras para tornar o Deformer Graph mais acessível.
Houve também uma otimização no fluxo de trabalho, com ferramentas mais intuitivas e robustas. Isso inclui novos Gizmos experimentais; Anim Details reorganizados; atualizações e melhorias no sistema de Constraints; e um novo recurso de Controle de Rigs em Camadas que simplifica drasticamente a adição de animação sobre clipes de animação.
Animação de jogabilidade
O Motion Matching é um framework expansível que, em vez de depender de lógicas complexas para selecionar e transicionar entre animações em tempo real, utiliza um banco de dados de animações previamente capturadas, usando o movimento do personagem como referência.
Nesse lançamento, o foco foi melhorar o fluxo de trabalho dos animadores e tornar algo mais amigável, com ferramentas robustas, performáticas e com a memória escalável, também foram adicionados uma série de ferramentas de debug, dando mais visibilidade dos processos internos.
Ademais, foram adicionados os Choosers, uma ferramenta que permite utilizar o contexto do jogo para direcionar a seleção de animações. O sistema pode tanto usar variáveis para informar seleções quanto definir variáveis com base nessas seleções para informar de volta à lógica de jogabilidade.
Renderização
Nanite
O Nanite continua recebendo melhorias, começando com o Tessellation que permite adicionar detalhes finos, como rachaduras e saliências, no momento da renderização, sem alterar a malha original.
Além disso, a adição do variable rate shading (VRS) via materiais de cálculo do Nanite traz ganhos substanciais de desempenho. Também há suporte para spline mesh workflow — ótimos para criar estradas em paisagens, por exemplo.
Além disso, uma nova opção para desativar a interpolação UV permite que texturas animadas por vértices sejam usadas para animação de World Position Offset. Isso significa que o plugin AnimToTexture agora funciona com geometria Nanite.
Temporal Super Resolution
Neste lançamento, a Temporal Super Resolution (TSR) recebeu melhorias de estabilidade e desempenho. Com o History Ressurection sendo usado para garantir que a saída do conteúdo contenha menos falhas e também reduzir o ghosting.
Gráfico de Renderização de Filmes
A nova arquitetura baseada em nodes permite que os usuários configurem gráficos para renderizar uma única cena ou os projetem para se expandirem em fluxos de trabalho complexos de várias cenas para grandes equipes de artistas. Os gráficos são amigáveis para pipelines, com ganchos Python para estúdios construírem ferramentas e automações.
Motion Design
A Unreal Engine 5.4 introduz um novo modo Experimental de Motion Design, equipado com ferramentas especializadas para criar gráficos de movimento 2D complexos. Também inclui clonadores 3D, modificadores, efetores e muito mais.
Além das atualizações destacadas anteriormente, a Unreal Engine 5.4 inclui uma série de outras melhorias e recursos adicionais. Se você deseja saber mais, clique aqui.
Por fim, para saber o que está rolando no mundo do 3D, saca só esse post!