A função Collect Files não é a mais emocionante do After Effects, mas pode ser indispensável quando você precisa enviar um arquivo de projeto para clientes ou algum membro de equipe.
O Collect Files – no After Effects em português está como Coletar Arquivos -, cria uma duplicada de tudo o que compõe um projeto (clipes de vídeo, imagens, logotipos, animações pré-renderizadas; enfim, todo e qualquer asset), alocando-os em uma nova pasta. O Collect Files também vincula todos os assets do arquivo original a um projeto duplicado. Isso organiza tudo em uma pasta fácil de gerenciar, facilitando o encaminhamento do projeto para outra pessoa.
A estrutura de projetos do After Effects também desempenha um papel importante quando você executa a função de Coletar Arquivos. Isso ocorre porque ele cria uma hierarquia de pastas exatamente como o layout das pastas em seu projeto. Por isso, é bom se certificar de que a organização das pasta em seu projeto seja fácil de entender antes de executar o Collect Files; isso evita possíveis erros.
Atenção antes de usar o Collect Files!
Vale uma atençãozinha aos seguintes pontos quando você for executar o Collect Files no After Effects:
- Dentro do projeto do AE, organize todos os assets de modo claro e objetivo, separando-os em pastas para evitar dores de cabeça adiante.
- Evite colocar pastas dentro de pastas; ou seja, evite ter subpastas no projeto.
- Use a função Remove Unused Footage ANTES de ativar o Collect Files.
- Depois de coletar os arquivos, confira com calma o projeto duplicado.
FONTE – The Beat