Se você trabalha com animação e em especial com Motion Design, já deve ter passado por essa situação: a agência/cliente manda as artes para serem animadas, mas quando abrimos os arquivos BOOM! Está tudo errado, fora do lugar e confuso. E não estamos falando de meros arquivos de logomarca; nos referimos a composições inteiras, personagens com inúmeras partes com centenas de layers que precisam estar em seus devidos lugares para que possam ser animadas. Parece que há um despreparo da parte dos Designers em relação a animação, e isso é normal. 

Um guia para Designers ajudarem Motion Designers

Contudo, sempre que possível é bom avisar aos Designers com quem trabalhamos sobre esse tipo de coisa. Isso porque é importante que saibam as diferenças entre certas coisas, já que nós animadores, assim como eles Designers, fazemos parte da mesma pipeline; e se um atrasa, todos atrasam.

Com essa preocupação, Emilia Metzel – animadora/diretora de arte na Alpen Animation, da Polônia -, disponibilizou um PDF no mixed.parts com o passo-a-passo de como organizar arquivos do Adobe Illustrator, antes de enviar para animadores. O guia é bem curto – o que mostra o quão simples isso é -, e dá dicas preciosas e fundamentais como NUNCA salvar várias cenas em múltiplos artboards e sim em arquivos solo; manter o modo de cor em RGB e não CMYK; nunca expandir paths e sim mantê-los editáveis e NUNCA, JAMAIS, NEM PENSE em criar outlines dos textos (ao invés disso, mantenha-os editáveis e mande as fontes originais).

Há mais detalhes no PDF, claro, e é bom que todos repassem a Designers que costumam trabalhar lado-a-lado com Motion Designers, pois esse assunto dá muita dor de cabeça. O PDF pode ser acessado/baixado aqui, e está em inglês, mas esperamos uma alma caridosa disponibilizando-o em português em breve (com os devidos créditos a Emilia).

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