É comum acharmos que trabalhar em softwares 3D é coisa simples. Um bom exemplo de que essa premissa é equivocada é analisarmos que o ato de rotacionar um objeto é trivial superficialmente, e que podemos mergulhar mais fundo na tarefa aparentemente leviana de transformar um objeto qualquer.
Uma das características menos compreendidas do Cinema 4D é a capacidade de trabalhar com rotações em Quatérnios. Há momentos em que usar Quatérnios salva o dia, especialmente quando se trata de animação. O artista 3D Matthew O’Neill – 3dFluff -, compartilha algumas dicas sobre como trabalhar com Quatérnios no Cinema 4D.
Existem algumas maneiras de calcular as rotações de objetos no espaço tridimensional. No C4D, você pode rotacionar objetos com base em X, Y, Z ou H, P, B, mas internamente podemos definir os valores de maneira diferente, e as rotações de Quatérnios são um método.
“Não deixe que o termo “Quatérnio” o assuste, pois esse método pode resolver muitas dores de cabeça em animação com apenas um clique…” – M. O’Neill
Alternar os estilos rotacionais, sem dúvida, ajuda com o Gimbal Lock e facilita a interpolação entre keyframes no F-Curves.
Fonte – Lesterbanks