Criando um Triângulo de Penrose no After Effects

Objetos Impossíveis são representações 2D de objetos 3D; coisas que não podem existir fisicamente no mundo real, ou seja, ilusões de ótica. Por isso é sempre interessante ver Objetos Impossíveis ganharem vida com a ajuda da computação gráfica. Com esse tutorial Owen Chikazawa, do Motion Array, mostra como podemos criar o famoso Triângulo de Penrose no After Effects usando algumas ferramentas e técnicas básicas.

Triângulo de Penrose

O Triângulo de Penrose, também conhecido como Tribarra, foi criado pelo artista sueco Oscar Reutersvärd, em 1934. O matemático Roger Penrose o popularizou na década de 1950, descrevendo-o como “impossível em sua forma pura”, e é algo que aparece proeminentemente nos trabalhos do artista M.C. Escher.

A tribarra parece ser um objeto sólido, feito de três barras entrelaçadas que se encontram aos pares nos ângulos retos dos vértices dos triângulos que formam. Essa combinação de propriedades não pode ser realizada por qualquer objeto tridimensional. Mesmo assim, existem formas tridimensionais sólidas que, quando vistas de um certo ângulo, parecem ter todas as características citadas acima.

O conceito do Triângulo de Penrose pode ser estendido a outros polígonos fazendo, por exemplo, o “Quadrado de Penrose”, mas o efeito visual não é o mesmo.


Fonte – Lesterbanks | Wikipedia

Comentários

comments