Nova ferramenta Auto Reframe para o Adobe Premiere, juntamente com suporte nativo ao codec BlackMagic RAW e uma nova workstation da Lenovo são alguns dos anúncios interessantes feitos na conferência IBC em Amsterdã.
Este ano, a Adobe anunciou apenas um novo recurso para o Premiere Pro em Amsterdã. Isso não significa que não haverá novos recursos adicionados ao AE e outras ferramentas de vídeo no Adobe Max 2019 no próximo mês – mas seria incomum não lançá-los aqui, a menos que seu foco esteja em áreas distantes dos mais sofisticados. pós-produção e foco de transmissão do IBC, por exemplo, atualizando o Premiere Rush direcionado ao YouTuber.
A nova ferramenta do Premiere Pro parece muito bacana. Como a ferramenta Content-Aware Fill, do conteúdo adicionado ao After Effects em abril – que utilizou uma ferramenta semelhante, porém focada em fotos, encontrada no Photoshop – o Auto Reframe usa a plataforma de machine learning Sensei da Adobe para automatizar uma tarefa não criativa.
A Atualização automática renomeia o conteúdo do vídeo para diferentes proporções, da vertical à widescreen. A Adobe alega que faz isso identificando automaticamente as partes mais importantes de suas filmagens para que elas estejam sempre enquadradas.
Blackmagic para Premiere
A novidade do Premiere Pro é o suporte nativo ao codec Blackmagic RAW, por meio do novo plug-in Blackmagic RAW 1.5. Um plug-in para o Avid Media Composer também foi lançado.
Isso permite que os editores que usam o Premiere ou o Media Composer editem as filmagens usando o codec RAW em câmeras como a recentemente anunciada Pocket Cinema Camera 6K da Blackmagic sem transcodificar ou confirmar durante o acabamento. Os plug-ins podem tocar na CPU e na GPU do computador host para obter o máximo desempenho e também permitem que informações completas da câmera sejam compartilhadas quando os arquivos são compartilhados entre a edição no Premiere ou Media Composer e a correção de cores no DaVinci Resolve.
O software Blackmagic RAW também inclui versões do Blackmagic RAW Speed Test para Mac, Windows e Linux para benchmarking de desktops e laptops para estabelecer seus recursos com a edição de imagens do Blackmagic RAW.
Também foram anunciados os novos monitores, assistentes de produção e roteadores do Video Assist 12G.
Outra ferramenta de edição para obter suporte ao Blackmagic RAW é o Edius, o software de edição de vídeo de longa duração, mas de nicho, da Grass Valley. A empresa lançou a versão 9.50 no IBC, acrescentando a capacidade de importar – mas não funciona nativamente – o Blackmagic RAW, bem como o Canon Cinema Raw Light, o Sony Raw 3.3 e o Sony X-OCN. A sincronização de áudio multicam também é possível na versão 9.50.
Uma workstation superpoderosa
Lançada oficialmente na conferência SEG (Society of Exploration Geologists) – a Lenovo lançou uma nova workstation 2U rack, visando animação e VFX, para quem deseja a capacidade de gerenciamento e segurança de estações de trabalho virtualizadas.
O ThinkStation P920 Rack é o mais poderoso possível, suportando até duas placas de vídeo Nvidia Quadro RTX 6000 ou quatro Tesla T4s, processadores escalonáveis de segunda geração Xeon da Intel com até 56 núcleos de até 4,4 GHz e 3 TB de DDR4 Memória ECC de -2933 MHz.
Fonte: DigitalArts – IBC 2019: new video tools from Adobe, Blackmagic, Lenovo and more