Esse artigo foi traduzido de maneira livre, baseado em um artigo publicado no site Mograph Mentor.
–
Motion Graphics não são apenas recursos de animação legais ou bonitos. Eles são uma forma única de se comunicar. A melhor comunicação visual é combinada com a narrativa da animação para criar um conteúdo envolvente, que ajuda as marcas a compartilhar sua história, alcançar pessoas de maneiras alternativas e apresentar seu conteúdo de uma forma que atraia visualmente. Este guia explicará os benefícios do Motion Design e sua importância na indústria da comunicação.
O que é Motion Design?
Pode haver alguma ambiguidade no termo. Motion Design ou Motion Graphics, é o termo da indústria para um vídeo animado. Motion Design podem ser animações 2D, animações 3D ou GIFs. Eles podem incluir áudio, narração, efeitos sonoros, ou tudo isso ao mesmo tempo. Em alguns casos, eles incorporam tecnologia, como vídeos de 360 graus, realidade aumentada ou realidade virtual. Mas provavelmente você está mais familiarizado com eles como vídeos animados e explicativos.
Os benefícios mais significativos do Motion Design
Eles geram interesse emocional.
Graças ao fenômeno conhecido como “contágio emocional”, imediatamente criamos empatia e refletimos o que vemos na tela. Quando você está contando histórias emocionantes, o Motion Design oferece muitas ferramentas. Música ambiente, narração poderosa e visuais impressionantes culminam para criar uma história impactante e uma experiência de usuário emocional.
Comprima as informações para fácil compreensão.
A comunicação visual acontece quase instantaneamente. É tão eficaz porque visa a maneira como seu cérebro processa as informações. É por isso que muitos conceitos são mais fáceis de entender se você puder vê-los. Motion Design pode ajudar a quebrar grandes blocos de assunto em pedaços facilmente digeríveis. Isso é especialmente útil para conceitos abstratos, processos, visualização de dados e tutoriais.
Eles são uma experiência passiva.
Não é nenhuma surpresa que os consumidores estejam vendo mais e mais conteúdo de vídeo todos os dias. Você se lembra quando um professor substituto colocou um vídeo na aula; muitas vezes significava que você não precisava fazer nada. Motion Design funciona assim. Os espectadores não precisam gastar muita energia mental enquanto assistem e relaxam. A maioria dos consumidores prefere assistir do que ler. Quando você precisar entregar uma mensagem contida, use animação para isso.
Reaproveitamento.
Agora que quase todas as plataformas de mídia social suportam vídeo, você pode divulgar seu vídeo em vários lugares e maneiras diferentes, ajudando a estender o ciclo de vida de uma campanha. Você pode quebrar o conteúdo para colocar um recurso para um grupo específico. Você pode adicionar sua animação a um e-book ou apresentação. Com tópicos perenes e vídeos explicativos, você tem uma peça de comunicação bem projetada que pode atendê-lo por anos.
Perfeito para quando se pouco tempo para passar uma mensagem.
A maioria das peças de Motion Design tem de 30 segundos a três minutos de duração, o que ajuda muito quando você precisa causar impacto de forma rápida. Ao combinar áudio e vídeo, as animações aproveitam ao máximo os recursos de processamento humano. Isso permite que você diga mais com menos conteúdo. Por exemplo, um processo complicado pode ser explicado em 15 segundos usando animação.
Outras áreas que o Motion é empregado
Sabemos que o Motion Design é mais encontrado na Publicidade, que inclusive é o principal mercado de entrada; assim como também é muito empregado para vídeos explicativos, mas podemos encontrar incríveis peças de Motion em abertura de filmes e séries, na indústria de games, motion comics, lyric vídeos/ vídeo clipes e na parte de UX Motion (animação de interfaces). E ainda nessas áreas, existem inúmeras outras vertentes e especialidades que um Motion Designer pode ter.
Agora que você entendeu melhor o que é Motion Design e onde esse estilo de animação pode ser empregado, busque conhecer mais do motion nessas áreas e quem sabe verá que tem mais inclinação para uma ou outra. Devemos nos sentir livres e abertos a testar diferentes mercados, estilos e técnicas para saber com o que nos identificamos mais.
Na última live do Mograph News o assunto foi “Mercados de Motion Além da Publicidade”, que também vale dar uma conferida e ter um panorama mais direto do assunto.
–
Fonte: Mograph Mentor