5 animações incríveis do Animation Dingle

Animation Dingle é um festival que acontece no mês de março em Dingle, Irlanda. O evento inclui conferências, prêmios, workshops e exibições, com a finalidade de juntar estudantes de animação ao redor do mundo com os profissionais da indústria.

Neste post selecionei 5 animações que chamaram muito a atenção no evento, principalmente pelas técnicas utilizadas e pela exploração visual.

1. Friendly Fire

Friendly Fire é um stop-motion criado pelo animador e artista de rua Tom Koryto Blumen que inclusive, ganhou o prêmio de “O melhor filme de estudante internacional” no evento.

Toda a animação é feita com pinturas na parede da barreira da Cisjordânia, em escala humana. Os artistas fizeram a pintura um por cima da outra, fotografando cada pintura de tal forma que criasse uma ilusão de movimento.

Por vários momentos, entretanto, Friendly Fire parou de ser animado pra revelar o que ele é por si: um protesto de graffiti. Você pode ver o behind the scenes por aqui.

2. The Small Makings of a Storm

Com a direção de Marita Mayer, esse curta está em paralelo com a tese “Criando o Sublime”. A fim de explorar nossa visão e experiência que temos com o mundo em nossa volta.

O filme segue o processo da água através de sua metamorfose e o ciclo de vida. O ambiente das cenas se misturam muito bem com o sound design, além disso acompanha uma rica textura e uma paleta de cor incrível.

Script de cor da animação. Fonte: IADT

3. In His Mercy

O filme dirigido por Christoph Buttner é uma adaptação do livro de terror francês “The Torture of Hope”. Conta a história um prisioneiro que foi sentenciado à morte e o jogo mental que o capturador brinca com ele.

A atmosfera é bem opressiva, possuindo assim um visual expressionista alemão. O “corte” da xilo é mais grossa com tinta preta, deixando a sensação de angústia nas cenas. Você sente que está preso com o prisioneiro.

Apesar de parecer que foi feito por xilogravuras com madeira, o artista desenvolveu um método próprio no computador que imitasse o estilo usando 3D e rotoscopia.

4. Faces

Para realizar esse curta, durante 2 anos Dylan Michael pediu a vários estranhos da internet para mandarem uma selfie pra ele, no final conseguiu  juntar mais de 2.500 fotos. Como resultado, podemos ver esse vídeo super divertido com o típico humor sarcástico da internet.

Com um visual meio “corroído” dos jogos mais antigos, Faces conta a história de um homem  chamado Don que acorda num corredor e precisa lidar com seus erros do passado.

5. Swallow Flying to the South

Um stop-motion dirigido pela diretora Mochi Lin que certamente possui um visual bem singular. A história se passa na China em 1976, no final da Revolução Cultural e é um tributo pra mãe da diretora que viveu durante esse período.

Os puppets foram feitos pra ter limitações, essa foi uma decisão inicial. Ela queria que os movimentos das crianças fossem mecânicas e ao mesmo tempo uniformes.

Os rostos são 2D, cada um pintado digitalmente, impressos em impressora digital no acrílico e depois cortados com laser. Já o corpo foi feito em 3D e as roupas foram costuradas com restos de tecido.

Por fim, pra saber mais sobre os novos talentos da indústria, veja esse post aqui.

Fonte: Animation Obessive, Zippy Frames

Comentários

comments