Annecy é um festival que acontece anualmente em junho, na cidade de Annecy, França. É um dos eventos mais importantes na indústria, com a finalidade de juntar milhares de profissionais da área e entusiastas da animação.
A seleção de showcases do festival contou com diversas animações em diferentes categorias e nesse post mostrarei as produções autorais destinadas ao público adulto. Todas as produções estão em andamento, embora o status de produção possa variar radicalmente de um título para outro.
Exibições
O Filha da P*ta (Brasil)
Direção: Otto Guerra, Tania Anaya, Erica Maradona, Sávio Leite
Para a nossa felicidade, temos uma animação brasileira nessa lista. “O Filha da P*ta” é uma comédia dramática que conta a vida de Ismael, um menino que escapa para a cidade grande de sua cidade no interior de Minas Gerais, onde sua mãe administra um bordel. Mas ele não pode escapar de suas origens.
“O filme aborda aspectos que as pessoas não têm em comum, como a língua e a estética, uma evocação da brasilidade, em um momento em que o mundo está experimentando a crescente globalização e seu consequente esvaziamento e/ou apagamento das culturas locais”, comentou a produtora executiva Tatiana Mitre, da Anaya Produções.
Heirloom (Índia)
Direção: Upanmanyu Bhattacharyya
A história se passa nos anos 60 em Ahmedabad, durante o período de grande evolução tecnológica. Ela narra a história de Kirti, que gasta uma grande quantia de dinheiro em um museu de tecelagem manual, enquanto sua esposa Sonal deseja que ele invista em negócios relacionados à tecelagem mecânica. Entretanto, o casal descobre uma tapeçaria mágica que os transporta para o passado, revelando a história da família.
A animação apresenta quadros pintados à mão, com um fundo de tapeçaria que traz um visual de textura pesada pra animação. Assim como a técnica de animação em tecido bordado realizada por Bhattacharyya e o artista Maitri Ravishankar.
“O filme é uma celebração da tecelagem indiana e a capacidade que ela tem de contar histórias e narrativas sobre as famílias, comunidades e lendas”, Bhattacharyya contou ao Variety.
Hina is Beautiful (Japão)
Direção: Iwaisawa Kenji
Uma obra de comédia dramática e ação ambientada em Izu, Japão, onde uma mulher chamada Hina, com motivos misteriosos, inspira homens a lutarem por ela.
O filme é dirigido por Iwaisawa, escrito por Takamasa Oe (indicado ao Oscar por “Drive My Car”) e o design de personagens de Naoyuki Asano (de “Evangelion: 3.0+1.0” e “Keep Your Hands Off Eizouken!”).
A animação foi toda realizada no estilo de rotoscopia em 2D. “A rotoscopia torna possível retratar as delicadas artes de fundo e o movimento de multidões de pessoas”, disse o diretor Iwaisawa à Variety.
Rock Bottom (Espanha)
Direção: María Trenor
Esta é uma das produções mais originais da Espanha, tendo como inspiração a vida precoce do ex-vocalista e baterista do Soft Machine, Robert Wyatt. Além disso, utiliza uma técnica de rotoscopia mais estilizada, combinada com animação frame a frame, criando um equilíbrio entre o realismo e a psicodelia.
“O estilo visual do filme é extremamente bem cuidado e leva você de volta à era hippie: underground, colorido, estilizado. Juntamente com a música de Robert Wyatt, eles trazem poesia e emoção à história que o conecta com a jornada interior dos personagens e seu processo criativo como artistas”, disse a produtora Sotorra.
Silex and the City (França)
Co-direção: Jul e Jean-Paul Guigue
Uma adaptação cinematográfica de comédia baseada na famosa série de quadrinhos de Jul, a fim de satirizar as pretensões da era moderna por meio de uma família da Idade da Pedra que é transportada para os dias atuais. Jul é o diretor do filme, enquanto a produção é realizada por Je Suis Bien Content.
O filme é animado em 2D com uma sequência de live-action. Portanto, a segunda fase da produção, incluindo cenários de fundo, animação, composição e pós-produção, começará em torno de junho ou julho.
Pra ficar mais por dentro dos festivais de animação ao redor do mundo, confira o post do Suzdalfest (Rússia) e Animation Dingle (Irlanda).
Fonte: Variety, Animation Magazine