Kizazi Moto – Uma antologia afrofuturista

Kizazi Moto: Generation Fire é uma coleção de animações com tema de ficção científica e fantasia, produzida por Peter Ramsey (co-diretor de “Homem-Aranha no Aranhaverso”).

A rica história e cultura do continente africano serviram como inspiração pras animações, a fim de apresentar uma visão afrofuturista, que inclui tecnologias avançadas, alienígenas, espíritos e monstros.

O trailer foi lançado no Youtube recentemente e nos mostra diferentes técnicas de animação (2D e CG) bem estilizados.

“Estou muito satisfeito por fazer parte de um projeto inovador, novo e empolgante. Com a finalidade de expor o mundo a uma nova onda de criatividade e invenção de um lugar que está pronto para explodir no cenário mundial da animação”, disse Ramsey em um comunicado quando a série foi anunciada pela primeira vez em 2021.

Grandes talentos

O estúdio responsável pela curadoria e seleção de diretores foi o estúdio sul-africano Triggerfish (Star Wars: Visions), tendo como a Produtora Executiva Tendayi Nyeke, assim como os Diretores de Desenvolvimento  Anthony Silverston e Kevin Kriedemann, que propôs a ideia inicial da antologia afrofuturista.

Os talentos escolhidos dentre 6 nações diferentes da África foram:

Ahmed Teilab (Egito) 

Simangaliso ‘Panda’ Sibaya e Malcolm Wope (África do Sul)

Terence Maluleke e Isaac Mogajane (África do Sul)

Ng’endo Mukii (Quênia)

Shofela Coker (Nigéria)

–  Nthato Mokgata e Terence Neale (África do Sul)

–  Pious Nyenyewa e Tafadzwa Hove (Zimbábue)

–  Tshepo Moche (África do Sul)

–  Raymond Malinga (Uganda) 

Lesego Vorster (África do Sul)

A princípio, a ideia era trazer o trabalho da nova geração visionária de animadores e cineastas do continente africano e dar mais visibilidade pro tema Afrofuturismo, que foi turbinado por Pantera Negra. Michael Paull (presidente da Disney +), comentou que a Disney tem o compromisso de fazer parcerias com os principais talentos ao redor do mundo, com o propósito de contar histórias de um ponto de vista novo e autêntico.

E por fim, pra rechear mais seu repertório, saca só essa animação sobre uma fábula africana.

Comentários

comments