Essa série de artigos nasceu de algumas perguntas que recebo frequentemente das quais geralmente vem de profissionais de áreas parecidas com as de animação para séries: Motion designers, ilustradores, designers, ou editores. Acredito que grande parte das pessoas se sentem pelo menos curiosos para saber como é o processo de contratação para um estúdio de série mas outros desejam mesmo seguir ou migrar para a área.

Perguntas como: Como é o processo seletivo de um estúdio? Vocês fazem testes? O que eles gostam de ver em um portfolio? Preciso saber desenhar? 

A primeira coisa que acredito que todos deveriam saber é que um estúdio de série é geralmente dividido em departamentos. Existem vagas para profissionais de animação mas também para editores e ilustradores. Sem que um desempenhe a função do outro. Saber disso pode ser importante na hora da decisão. Por exemplo, ilustradores provavelmente se sentiriam mais à vontade trabalhando como character designer, background artist ou desenhando os prosps que serão utilizados na série. Motion designers, animadores e editores provavelmente se sentiriam mais à vontade em animação ou pós produção. Por isso, decidi dividir esse artigo em duas partes. Na parte um explorarei a parte da pré-produção|criação visual e suas vagas específicas:

Character Designer

É uma vaga bastante concorrida e que exige bastante conhecimento de desenho. O profissional precisa não só saber emular personagens em diferentes estilos como também desenhá-los em diversas vistas e posições. Um conceito de personagem será criado e esse conceito irá ser desenvolvido e melhorado conforme o andamento do projeto. Não atuei nessa área mas observei de perto a rotina dessas pessoas. Muitas delas viviam desenhando arduamente, praticando anatomia – tanto de humanos quanto animais, fazendo exercício de gestual (ou life drawing) e também tendo uma bagagem cultural bastante criativa para criar e oferecer soluções estéticas de personagens. Para quem deseja aplicar para essa área, isso tudo precisa ser considerado e um portfólio com personagens diferentes provando que sabe desenhá-lo em poses e perspectivas diversas, com diferentes expressões corporais e faciais é necessário.

Character design criado por Radford Sechrist | DreamWorks Animation Television

Storyboarder

É um profissional que precisa entender bastante sobre narrativa visual. Seu forte não precisa ser necessariamente o desenho mas passar a ideia de forma clara e criativa. Claro que saber desenhar pode ser fator determinante em uma contratação mas sugerir soluções e composições interessantes é fundamental. Também é uma profissão que exige bastante bagagem cultural: Conhecer filmes, outras produções, jogos, quadrinhos pode ajudar o profissional a criar soluções inteligentes para o projeto. Saber sobre enquadramentos, perspectiva, poses dinâmicas, expressões corporais e faciais, ângulos de câmera e tudo que ajude a compor os “takes” de cada momento da série. O storyboard vai ser muito importante para ajudar o animador sugerindo poses e expressões posteriormente.

Em 2019 presenciei uma exposição no CCBB do Rio de Janeiro chamada Dreamworks Animation – Uma jornada do esboço a tela e eles empilharam os storyboards de alguns de seus filmes. O maior era do Kung Fu Panda de 2008. Ele era quase da minha altura. O menor era de Shrek 1. Aja desenhistas!

Background artist e/ou prop designer

As características desse profissional são semelhantes com o do character designer mas sua rotina envolve pensar mais em desenho de perspectiva, cores e composição. São extremamente importantes para um projeto de série, visto que em apenas um episódio podem existir dezenas ou até mesmo centenas de cenários. Para quem busca se destacar para esta vaga, além de precisar conhecer muito bem os fundamentos de desenho, precisa também simular diferentes estilos conforme mudam os projetos, afinal, cada projeto tem um visual diferente e cores diferentes. Para se destacar nessa área, um portfólio mostrando que sabe compor um ambiente estilizado utilizando cores que combinem com a estética de um projeto é essencial. Provar que pode adaptar diferentes vistas de um mesmo espaço também pode ser necessário. Além disso, esse profissional geralmente também pode ficar responsável por criar os props do programa. Props são objetos que eventualmente serão utilizados pelos personagens e que muitas das vezes terão que ter vistas diferentes para serem entregues aos animadores.

Background por Mira Ko para a série Adventure Time | Cartoon Network
Prop Design
Prop design por Sinai Hwang | https://sinaihwang.portfolio.site/

Uma dica geral para quem deseja aplicar para vagas visuais de estúdio é: Estude projetos de seu país e do exterior. Tente se adaptar à estética deles. Simule cenários, personagens, props que são utilizados nessas séries. Já vi muitas vezes pessoas criando um personagem novo no estilo de Irmão do Jorel, por exemplo. Ou simulando cenários que nunca apareceram em Padrinhos Mágicos mas que você consegue reconhecer de onde seria só olhando a estética do desenho. É um excelente exercício de adaptação.

Rigger

Esse é o profissional encarregado de “riggar” os personagens em cut-out que serão utilizados posteriormente pelos animadores. Para isso, utilizam do software Toonboom Harmony e são muito atentos ao que fazem. Um bom profissional de rigger precisa conhecer os “nodes” do software e o que eles fazem. Também não atuei nessa área mas portfolios de riggers costumam conter um vídeo acelerado do processo de riggar um personagem e voltando a velocidade normal para mostrar que o movimento funciona. Dessa forma, você consegue provar para o contratante que você conhece o processo. Existe muita demanda, pois existem vários personagens e “derivações” de personagens já existentes (ou seja, personagens com novas roupas para episódios especiais) que precisam ser riggados novamente.

O rig de um personagem em cut-out e suas peças. O desafio da animação cut-out é não deixar com o aspecto mecânico. Fonte: toonboom.com

Espero que tenham gostado do artigo! Comentem dúvidas, perguntas e sugestões pois assim consigo escrever de forma mais clara e saber o que gostariam de saber 🙂 Fiquem ligados que meu próximo post falará sobre a parte 2 das carreiras de um estúdio de animação! Ah! Vale a pena dizer que tudo que escrevi aqui foi baseado em minha experiência pessoal em estúdios brasileiros mais maduros. Podem haver diferenças em estúdios gringos e estúdios menores brasileiros. Mas qualquer dúvida, comente abaixo. Abraços a todos!

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