Walk Cycle no After Effects: Entenda como fazer

Recentemente o designer, ilustrador e animador Tony Babel soltou em suas redes sociais dois arquivos de after effects revelando seu processo de criação para um walk cycle e um run cycle. Essa semana, para reforçar ainda mais o ouro compartilhado, Tony postou um tutorial explicando passo a passo como tudo foi feito.

O legal disso tudo é que a animação feita pelo Tony não envolve nenhum plugin ou script externo do after effects, mostrando que apesar das limitações que o software poder gerar quando o assunto é animação de personagens, o Ae nunca deixou de ser apenas mais uma ferramenta -poderosa- de trabalho.

O tutorial está em inglês.

Muito legal, né? Puro domínio de timing e de alguns princípios da animação. Não esquece de fuçar o arquivo do tutorial para tirar todas as dúvidas restantes e, principalmente, tente aplicar essas dicas na prática, nem que seja por 10 minutinhos, só assim você irá realmente entender como tudo funciona.E ah! Tem interesse em agilizar o processo e facilitar ainda mais um walk cycle? Pois se liga nesse outro tutorial feito por Ross Plaskow, mostrando praticamente a mesma técnica de ciclo, porém usando o Rubberhose para animar as pernas.

15 dicas extras para um bom Walk Cycle

Extraídas do Animator’s Survival Kit, seu guia de sobrevivência para animação.

  1. Incline o corpo;
  2. Use pernas retas nas poses de contato e de impulso (quando as pernas vão de esticadas para dobradas e de dobradas para esticadas);
  3. Torça o corpo: Incline os ombros e os quadris. Faça os ombros opostos aos quadris. Gire os quadris;
  4. Mexa os joelhos para dentro ou para fora;
  5. Incline a linha da cintura a favor da perna que estiver mais baixa,
  6. Faça os pés caírem com peso;
  7. Atrase o pé e os dedos do pé, para saírem do chão só no último instante;
  8. Incline a cabeça ou faça-a ir para a frente e para trás;
  9. Atrase partes; Não deixe o conjunto mover-se todo ao mesmo tempo;
  10. Use ações contrárias – gordura, nádegas, seios, atrase roupas, calças, cabelos, etc.
  11. Quebre as articulações;
  12. Mais subidas e descidas (para peso);
  13. Use tempos diferentes para pernas versus braços versus cabeça versus tronco, etc;
  14. Torça os pés – não os deixe paralelos;
  15. Se pegarmos uma ação clichê, normal, e alterarmos uma única partezinha, já vamos conseguir algo diferente.

Fonte: Animator’s Survival Kit e Youtube.

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