Ambient Occlusion (literalmente Oclusão de Ambiente) é largamente usado em animações 3D. Pra quem não sabe, trata-se de uma técnica de shading e render que calcula o quão exposto cada ponto de uma cena está em relação à luz ambiente. O interior de um cano é mais ocluso (fechado, estreito) do que sua superfície, e quanto mais fundo formos para dentro do tubo, mais ocluso e por consequência mais escura a luz se torna.
Ambient Occlusion pode ser visto como o valor calculado para cada ponto de uma superfície. Em cenas com céu aberto, por exemplo, isso é feito estimando a quantidade de céu visível para cada ponto, e em ambientes fechados somente objetos com certo raio são levados em consideração, enquanto paredes são vistas como fonte de luz ambiente.
O resultado é um efeito difuso, um sombreamento não-direcional, que pode afetar o tom geral da imagem renderizada.
Ambient Occlusion no Cinema 4D
O Cinema 4D facilita muito a configuração do Ambient Occlusion. Mas mesmo com essa pretensa facilidade, ele ainda é meio chatinho de se mexer, o que pode implicar em alguns problemas em animações.
Joren Kandel do site The Pixel Lab sempre traz umas dicas bacanas sobre Cinema 4D. Dessa vez, ele dá uma rápida passada de olhos no AO (acima), e explica alguns truques pra configura-lo da forma correta.
É bem legal e, apesar de curto, muito eficaz.
Fonte: The Pixel Lab
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