Demo Reel com zero experiência de mercado?

Se você é um iniciante na arte do Motion Design, Animação, VFX e etc, provavelmente jamais trabalhou com projetos profissionais – e por profissional quero dizer simplesmente remuneração por seu trabalho. Isso gera dúvidas quanto ao fato de montar um demo reel, peça fundamental para abordar e chamar clientes para si.

Demo Reel com zero experiência de mercado?

Esse cara está na área de VFX – via Pinterest

Não é de hoje que me perguntam como montar um reel quando não se tem expertise de mercado, ou mesmo quando não se possui leque de grandes marcas no portfólio. Criou-se um mito de que o demo reel exige trabalhos reais/remunerados, e esqueceu-se que o primordial é vir a público com sua capacidade artística.

É um grande desafio arquitetar um reel, pois ele deve apresentar não apenas o que somos como artistas, mas também vender aos potenciais clientes a ideia de que somos capazes de soluções criativas. É como se disséssemos aos clientes: “esse sou eu, esse é meu trabalho, contrate-me ao invés de outros”, afinal, é nosso cartão de visitas.

Projetos em grupo

via Directing School

imagem via Directing School

A probabilidade é ótima de que, como estudante, tenha-se a oportunidade de juntar grupos de iguais para criar algo. Professores sempre procuram reunir alunos ao redor de um único projeto. Procure por esse tipo de iniciativa e tente incorpora-las ao seu porfólio.

Se você estuda VFX, procure por estudantes de cinema que precisam de alguém para pós-produção. Assim, tem-se oportunidade de trabalhar com cenas reais de filmes pensados, e utiliza-las como estudo para composição em AE, Nuke ou similares. Se você é um animador, procure por modeladores, riggers, roteiristas, ilustradores e outros animadores. Junte-se a eles e foque no que faz de melhor: animar. Isso é benéfico para todos: roteiristas terão suas ideias postas em prática; modeladores terão seus modelos riggados; riggers terão seus riggs animados e animadores farão aquilo que gostam. Parece óbvio, mas nesse compasso se cria não apenas um portfólio real, mas também se faz grandes contatos.

Isso vale pra galera que estuda por conta própria e tem talento. Conecte-se a outros artistas pela web. Ajudem-se e unam-se ao redor de um propósito. Criar projetos sozinho não é fácil, mas uma equipe pode ser a solução que os menos focados procuram.

Coisas para tirar proveito

Imagem via Leapframe

Imagem via Leapframe

O mundo dos efeitos visuais deu uma guinada nos últimos 10 anos. Muito do trabalho de grandes e pequenos estúdios é feito pela nuvem remotamente. Isso é uma vantagem pra quem está começando.

Procure por estúdios ou produtoras que tenham interesse em freelancers ou estagiários. Isso é potencialmente promissor, pois gera oportunidades de experiência no mercado de trabalho. E se pedirem algum demo reel, lembre-se dos projetos em grupo que, teoricamente, criou.

Atente-se apenas em não mentir sobre suas capacidades. Jamais aceite trabalhos que são surreais quando postos na mesa. Comece pequeno, fazendo aquilo que consegue no prazo proposto. Desse modo logo, logo portas se abrem e projetos poderão ser acrescentados em seu demo reel.

Lembre-se de que o Reel é seu cartão de visitas. Tenha nele aquilo que quer vender como artista, não aquilo que produz como empregado.

Tire proveito do tempo. Parece besteira, mas quem está começando precisa ter algo em mente: para ser bom, seja excelente. Se não surgem oportunidades desse tipo de freelance, faça trabalhos próprios, nem que seja sozinho. Crie enquanto estuda, teste enquanto progride. Faça de seus estudos, projetos de nível profissional.

Com o tempo, tem-se um punhado de pequenos estudos ou trabalhos freelancers que podem ser anexados a um reel com orgulho. Isso tudo sem trabalhar fixo em estúdios renomados.

Mantenha-se em ascendência como artista

Imagem via Cargo Collective

Imagem via Cargo Collective

Enquanto progredimos na área de efeitos visuais, sempre foque sua energia, tempo e esforço em criar projetos de nível profissional. Não importa se é grande ou pequeno, faça de suas peças espelhos de sua habilidade técnica e criatividade. Use do tempo que tem para estudar e ascender na área que quer. Mesmo que atuemos em vários pontos, é de bom tom focar nossos esforços em coisas separadas.

Se você é um modelador, gaste seu tempo modelando e não rigando. Faça rigs quando tiver nada mais para estudar em modelagem, ou quando o projeto pedir. Mas se seu campo de atuação é modelagem, saber rigg é irrelevante – apesar de bom. Mesmo que sejamos bons em várias áreas de efeitos visuais, é bom que direcionemos um demo reel apenas para o que queremos trabalhar. Venda aquilo que quer produzir, não necessariamente aquilo que produz.


Não pense que um demo reel é apenas portfólio de projetos finalizados. Não tenha obrigação de acrescentar em seu reel qualquer coisa que criar.  Lembre-se de que ele é seu cartão de visitas. Tenha nele aquilo que quer vender como artista, não aquilo que produz como empregado.

Faça do seu demo reel a vitrine da sua capacidade e versatilidade.


Fonte: Blog Digital Tutors

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