Tirar fotografias que depois serão usadas para texturas em 3D nunca é uma má ideia. Eventualmente, você pode ter uma biblioteca pessoal de materiais, podendo usa-los no trabalho 3D e muito mais. Um dos problemas com tirar fotos quando a inspiração surge, é que pode ser difícil fotografar em condições ideais de iluminação. Ter uma imagem desequilibrada limitará sua utilidade em geral. Ser capaz de igualar as imagens torna-se importante quando se quer usá-las como texturas repetidas; mas como?
Existem algumas maneiras de igualar a iluminação de suas imagens. Uma técnica popular é usar um filtro High Pass no seu editor de imagens favorito. Jørgen Håland fornece uma ótima explicação sobre o processo. Deslocar o espaço de cores para o LAB e, em seguida, aplicar um filtro High Pass, pode melhorar e igualar os tons de sua textura.
Se você nunca usou LAB antes, é importante notar que o espaço de cores do LAB é único. Ele foi desenvolvido para ser um espaço de cores independente do dispositivo, mas o recurso mais atraente é o fato de que ele extrai a luminância em seu próprio canal (o canal “L”). Isso o torna um ótimo espaço de trabalho de cores para se concentrar em tudo o que trata de valores de luminância de imagem.
Fonte – Lesterbanks