Se tem algo interessante é criar animações com visual Pixel Art. É um estilo visual nostálgico, que atinge à todos, mas com os prazos que possuímos em projetos atuais é quase impossível realizar os projetos onde a pixel art é criada do zero. Por isso, é importante quando encontramos outras formas de “dar a volta” no tempo, alcançando o mesmo efeito, mas em pós; o premiado Motion Designer Garth Lee dá algumas dicas para chegarmos mais próximo do visual pixel art no After Effects.
Embora existam algumas boas – e pagas! -, ferramentas disponíveis para gerar uma aparência pixelizada no After Effects, você pode, claro, fazer por conta própria. Quando Garth Lee estava experimentando esse estilo visual em suas animações (abaixo), encontrou alguns problemas.
Bom, não é tão simples como renderizar um vídeo de baixa resolução da animação:
“O problema que encontrei foi que minhas renderizações ainda eram suaves e embaçadas, mesmo que todas as layers fossem configuradas para Draft sampling”.
Isso quer dizer que o After Effects, essencialmente, tenta dar-lhe o melhor resultado mesmo que tenhamos as layers configuradas para “draft”. O segredo para obter um pixel art mais perfeito está nas configurações de renderização.
“Nas configurações de render de um projeto (no Render Queue), você pode escolher entre Best, Draft e Wireframe. A configuração “Best” força a imagem a ficar com bordas suaves, enquanto a configuração “Draft” renderiza com bordas nítidas. Normalmente, o melhor ajuste de qualidade resultaria em renderização muito mais claras, mas nessas circunstâncias específicas, o contrário é verdadeiro”.
Garth Lee escreveu um artigo mais detalhado sobre o processo. Ao interessados, basta acessar o Pixel Art Quick Tip.
Fonte – Lesterbanks