O Animador 2D Howard Wimshurst, compartilha dicas técnicas sobre como animar água de modo fisicamente plausível. Wimshurst cobre os princípios e técnicas necessárias para animar um splash líquido, acrescentando dicas sobre partículas e outros efeitos que ajudam a tornar o visual e movimentos críveis.
6 etapas para dominar a água
Wimshurst divide as propriedades dos efeitos de água em seis etapas:
- Começa com linhas direcionais de alta energia.
- A água então perde energia direcional, e desacelera.
- Ela se separa, perdendo sua forma inicial.
- A água então se transforma em uma série de cordas, grânulos e furos mais evidentes.
- Eventualmente ela cairá de volta, deixando gotas ainda no ar.
- Finalmente, com a queda total da água, alguns sapicos secundários surgem.
“Minha experiência diz que o Timing é o que faz do splash algo tangível. Para que o peso dessa ação seja convincente, precisamos deixa-lo (o splash), no ar por um bom tempo para que caia em seguida”.
Água e Fogo são essencialmente os mesmos, pois podem ser governados – e animados -, com as mesmas propriedades fluídicas. Animar uma chama tem muitos dos mesmos princípios. Wimshurst usa o Adobe Animate (Flash), para animar, mas as técnicas aqui são muito úteis, não importa onde você opte por trabalhar.
Fonte – Lesterbanks