A Adobe anda ocupada nos bastidores da Creative Cloud. A cada grande atualização de sua suíte, traz novidades interessantes, acertos de bugs antigos ou mesmo o surgimento de novos erros. De todo modo, sou a favor de sempre mantermos nossas aplicações atualizadas, pois os benefícios sempre superam os malefícios – ao menos no meu caso.
O After Effects CC 2017 está quase chegando para usuários finais, mas já dá pra saber algumas novidades que vêm por aí. Jonas Almeida – Digital Post Production Freelancer e Beta Tester da Adobe – publicou um vídeo em seu canal no YouTube comentando algumas dessas novidades.
Pra começar, a interface tem algumas novidades sutis com ícones e painéis redesenhados e um background geral mais escuro. Alguns pontos da UI ficaram bem distintos da última versão, outros não foram alterados. No geral, as coisas estão no devido lugar, mas de forma mais agradável.
Outro acerto foi o áudio em tempo real. O AE sempre teve problemas com playback de áudio, tendo de cachear antes de tocar, e ainda assim mantendo aquelas engasgadas vez ou outra. Agora, ao que parece, a Adobe deu um tapa nesse quesito permitindo playback em tempo real na timeline.
Além disso, o vídeo ainda mostra rapidamente o novo Cinema 4D Render Engine (para dar adeus ao Raytraced 3D), novos presets de composições (com opções nativas de 8K), Open Team Project (várias pessoas trabalhando no mesmo projeto), Comp to Template (salvar uma composição como template, carregando-o como standard ao abrir o AE) e novos efeitos nativos acelerados via GPU – provando mais e mais que a Adobe está ligada quanto à necessidade de se usar o poder das placas gráficas.
O vídeo completo segue abaixo, e vale a pena dar uma olhada para ter uma noção do que vem por aí e, claro, se valerá a pena o upgrade.
imagem do topo vy Alexey Romanowski