O ano passou e rolou tanta coisa no Layer Lemonade que, resolvemos fazer uma retrospectiva com as matérias que mais bombaram, no Blog, em 2017. Antes de mais nada, queremos agradecer a todos da comunidade pelo suporte e camaradagem. Prometemos um 2018 recheado com muitas novidades, informação, cursos e malemolência.
Vamos ao que interessa, os posts que mais acessados no blog estão em ordem descrente:
1 – Papo Lemonade com Ash Thorp
Esse foi o post mais acessado e não é por acaso. Nem nossa equipe acreditou quando Ash Thorp topou esta entrevista: diga-se de passagem, o cara é de presteza fora do comum. Pra quem não o conhece, Ash Thorp é um renomado ilustrador, Designer e Diretor americano.
Nascido em 1983 na Califórnia, e com uma notável capacidade criativa e estilo visual próprio, Ash ganhou notoriedade ao produzir UI Graphics para filmes como Ender’s Game e Total Recall; e games como Call of Duty. Ele também contribuiu na direção de design e concepts de produções como Spectre [James Bond], Dawn of the Planet of the Apes, Person of Interest, Prometheus, X-men First Class, The Amazing Spiderman 2, dentre outros.
Em 2014, Thorp foi convidado para escrever e dirigir o main title do OFFF Barcelona e, no ano seguinte, fez o mesmo com o FITC Tokyo. Com uma carreira brilhante, Ash ainda se mantém presente na comunidade criativa tendo criado o The Collective Podcast , além de ser o co-fundador do Learn Squared. Seu último projeto foi para a adaptação de Ghost in The Shell no cinema americano, onde atuou como Concept Artist e Designer.
2- Layer Lemonade | Ano Um – Collab Project
Com a chegada de nosso aniversário, criamos um projeto colaborativo para celebrar o 1 ano do Layer Lemonade. A ideia foi convidar 12 animadores brazucas para criar 12 peças livres, usando apenas o mascote do Layer Lemonade: nosso querido limãozinho. As animações não foram dirigidas com nenhum tema prévio, nem tinham obrigação de obedecer estéticas pré-estabelecida.
Participantes: Blinkmybrain //Mau Borba – State Design// Henrique Barone – Giant Ant//Aleksander Saharovski – Freelancer//Bee Grandinetti – Freelancer//Dhyan Shanasa – Layer Lemonade//UP – Inspiring Motion//Pedro de Britto – Freelancer//Thiago Maia – Cookie Studio//Ricardo Mendes – Abissal.tv//Felippe Silveira – Mowe Studio//Província Studio
O resultado da animação você confere abaixo:
3 – Walk Cycle no After Effects: Entenda como fazer
O designer, ilustrador e animador Tony Babel soltou em suas redes sociais dois arquivos de after effects revelando seu processo de criação para um walk cycle e um run cycle. Essa semana, para reforçar ainda mais o ouro compartilhado, Tony postou um tutorial explicando passo a passo como tudo foi feito.
O legal disso tudo é que a animação feita pelo Tony não envolve nenhum plugin ou script externo do after effects, mostrando que apesar das limitações que o software poder gerar quando o assunto é animação de personagens, o Ae nunca deixou de ser apenas mais uma ferramenta -poderosa- de trabalho
4 – Papo Lemonade com Nick Campbell – GREYSCALEGORILLA
Nick Campbell é um Motion Designer americano, famoso por ser o criador do website Greyscalegorilla. Nascido em Detroit, Nick estudou design, animação e cinema na Illinois Institute of Art Chicago, tendo trabalhado no estúdio Digital Kitchen, onde produziu comerciais para TV e sequências de abertura para coisas como Target, Dexter e The Tonight Show com Conan O’Brien.
Ao ser convidado para o Papo Lemonade, Nick pediu que respondesse a entrevista em vídeo, pois lhe custava menos tempo, poderia responder de forma mais plena e também compartilhar com a comunidade internacional.
O vídeo abaixo foi ao ar no YouTube do Greyscalegorilla:
A matéria completa e traduzida pode ser conferida Aqui
5 – Como é trabalhar na indústria de Animes? – Ctrl+Alt+N
Essa é uma tradução livre do artigo “An Insider’s Look At Working In The Anime Business“, publicado originalmente no Kotaku USA por Brian Ashcraft, onde entrevista o animador / ilustrador francês Thomas Romain que já atua na indústria de animes do Japão a mais de uma década.
Então você sonha em se mudar para o Japão e trabalhar na indústria de animes. Mas como seria isso? Bem, basta perguntar a Thomas Romain. Nascido na França, Romain – então com seus 39 anos -, mudou-se para Tóquio em 2003, indo trabalhar como co-diretor e diretor de arte em uma série de anime franco-japonesa chamada Oban Star-racers.
6 – Papo Lemonade com Microbains | GABRIEL SUCHOWOLSKI
Microbians é a alcunha de Gabriel Suchowolski, artista argentino majoritariamente conhecido pelo talento como ilustrador e designer, mas com ampla experiência em animação, motion design e programação. Nascido em 1972, Microbians atua na Espanha, onde trabalha como Diretor Criativo no Domestika e já recebeu inúmeros prêmios nos campos acima citados, além de ter participado de várias Expos e plublicações – como IndexBook e Korean Design Magazine -, e possuir um estúdio próprio de Motion Graphics chamado COCOE.
Leia a matéria na integra aqui
7 – O que há de novo no Cinema 4D R19?
Não por menos que esta matéria figura nesta lista: o cinema 4D é o queridinho da comunidade de Motion.
A Maxon anunciou a versão R19 do Cinema 4D e com ela grandes melhorias em vários aspectos. “O Cinema 4D R19 oferece grandes ferramentas e melhorias que você pode colocar em uso imediatamente, além de uma espiada no que vai fundamentar o futuro. Designers escolheram O Cinema 4D por seu rápido fluxo de trabalho, fácil manipulação e estabilidade, e o Release 19 faz seu fluxo de trabalho ainda mais rápido, expande seus horizontes com novas funcionalidades e oferece mais confiabilidade.
8 – LOVE MACHINE – Collab Project no ar!
FINALMENTE! Depois de meses de idas e vindas, nosso segundo projeto colaborativo saiu! O LOVE MACHINE é um projeto onde cada participante criou uma animação de 5 segundos seguindo um tema central (a tal “Love Machine”). Foram 15 participantes no total, e as animações não têm conexão entre si, nem seguem qualquer tipo de direção de arte previamente estabelecida. A ideia foi permitir que cada um expresse aquilo que lhe convém, apenas assegurando não fugir do tema central.
Um super obrigado e parabéns à todos os participantes que se juntaram pra criar essa grande animação! Vamos lá? PLAY!
9 – MOTION DESIGN: Quais softwares aprender? – CTRL+ALT+N
Quem está começando no Motion Design pode se sentir um pouco assustado com a enorme quantidade de tutoriais e artigos sobre o assunto. Esse campo é vasto, e certamente há tanta coisa para se aprender que é humanamente impossível assimilar tudo em uma vida. Alguns artistas acabam se especializando, alguns se tornam generalistas; outros se inclinam mais para o design e alguns para a animação. O truque é descobrir no que você é bom, dominar isso e melhorar lentamente todo o resto. No início, porém, é difícil saber por onde começar.
Se você está no início da sua carreira – ou sente que pode subir de nível –, aqui está um roteiro dos aplicativos que todos deveriam focar. Vale lembrar que a lista é baseada em minha experiência como Motion Designer, podendo haver divergências quanto a ordem de importância para cada artista (quero dizer com isso que para alguns a ordem que coloco pode não ser ideal, mas na minha opinião seria a mais sensata, levando em consideração as exigências do mercado).
10 – Papo Lemonade com Bee Grandinetti
Bee Grandinetti é uma motion designer, animadora e ilustradora brasileira, radicada em Londres, com experiências muito interessantes em alguns dos melhores estúdios do mundo.
Ela também tem se preocupado bastante com a presença feminina na indústria da animação e por isso criou o grupo PUN▽NIMATION (vimeo e facebook). Nós batemos um papo super legal com ela pra saber mais sobre isso e sobre seu caminho como designer até aqui.